Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Quarta-Feira, 29 de Junho de 2022 - 06:49
09/05/2022 as 13:00 | Por Redação |
Pesquisa DOXA aponta primeiros passos da corrida eleitoral no município de Santarém
Pesquisa foi realizada nas zonas urbana e rural do município e foi contratada pela Princesa Comunicação do Tapajós Ltda
Fotografo: Reprodução
A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-03238/2022 e foi realizada entre os dias 01 a 04 de maio de 2022

A primeira pesquisa DOXA registrada no TRE mostra o contexto eleitoral para as eleições gerais deste ano, desde Presidente, Governador, Senador, Deputado Federal e Estadual.  

 

A pesquisa vai aferir como está nesse momento o clima eleitoral em Santarém, há pouco mais de 4 meses que antecedem as eleições.  

 

Para Governador, a liderança é de Helder Barbalho; para o Senado, se destaca Mário Couto; para Deputado Federal, a liderança é de Henderson Pinto; e para Deputado Estadual, a ex-prefeita Maria do Carmo lidera essa corrida.

 

A pesquisa está registrada no T.R.E sob o nº PA-03238/2022 e foi realizada entre os dias 01 a 04 de maio de 2022 com uma amostra de 621 entrevistas, tendo uma margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos na amostra.  

 

A pesquisa foi realizada nas zonas urbana e rural do município e foi contratada pela Princesa Comunicação do Tapajós Ltda. 

 

Nível de Confiança: O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% dos resultados retratarem o atual momento eleitoral. 

 

ESPONTÂNEA PARA GOVERNADOR

untitled image  

Quando se faz a pergunta de forma espontânea sem apresentar os nomes dos pré - candidatos, a pesquisa identifica que o eleitor santareno ainda não está ligado nas eleições. Esse fato se dá pelo grande número de eleitores que não sabem, estão indecisos ou tem a intenção de anular o voto. Esse percentual soma 85,1%. Isso significa que apenas 14,9% dos eleitores santarenos citaram algum nome. O atual governador, Helder Barbalho, aparece em primeiro lugar com 11,6%; o atual senador Zequinha Marinho vem em segundo com apenas 1,8%. Os demais nomes citados aparecem com menos de 0,4%. 

 

ESTIMULADA PARA GOVERNADOR

 

Na questão estimulada, quando apresentamos os nomes dos pré-candidatos, o atual governador Helder Barbalho (MDB) se destaca em primeiro lugar com 42,9% das intenções de voto. O senador Zequinha Marinho (PL) é o segundo colocado com 11,0%. Major Marconi (SD) aparece em terceiro lugar com 3,8%; Silvia Letícia (PSOL), vem com 2,5%; Renata Fonseca, 1,6% e Cleber Rabelo (PSTU), 0,6%. Por outro lado, mesmo estimulando os votos flutuantes ainda tem índices significativos, somando 37,6%. 

 

ESTIMULADA PARA PRESIDENTE

 

A pesquisa aferiu a corrida eleitoral para presidente da República. A polarização é forte em Santarém entre Lula e Jair Bolsonaro. Na frente sai o atual presidente Jair Bolsonaro com 43,9%; seguido pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com 34,5%. A diferença entre os dois é de apenas 9,4 pontos percentuais. Os votos flutuantes somam 15,4%. João Dória é o terceiro colocado com apenas 1,2% das intenções de voto. Felipe D´Avila, 0,6%; Simone Tebet, 0,4%; André Janones, 0,3% e Eymael, 0,3%. 

 

ESPONTÂNEA PARA SENADOR

Assim como o quadro se apresenta para governador na questão espontânea em que o eleitor santareno ainda não está ligado nas eleições, para o senado a situação é pior ainda. Aqui quando se faz a pergunta sem mencionar nomes de pré - candidatos, os votos flutuantes, isto é, aqueles que não sabem ou desejam votar em branco ou anular o voto somam 93,0%. Isso significa que a eleição para o senado está totalmente aberta. Entre os citados, em primeiro lugar aparece Mário Couto, 3,8%, seguido de Flexa Ribeiro, 2,4%. O deputado federal Beto Faro é citado por apenas 0,4% e Manoel Pioneiro por 0,1%. 

 

ESTIMULADA PARA SENADOR

Quando apresentamos os nomes de pré-candidatos ao senado da República, um pouco menos de 50% dos eleitores santarenos se manifestam. Mário Couto aparece em primeiro lugar com 18,6%; em segundo lugar vem Flexa Ribeiro com 15,4% das intenções de voto. O atual deputado federal pelo PT, Beto Faro, aparece com apenas 9,3% das intenções de voto. O ex-prefeito de Ananindeua, Manoel Pioneiro, é o quarto colocado com 6,0% das intenções de voto. Por outro lado, 50,6% de votos ainda flutuam em Santarém se definição.
 
ESPONTÂNEA PARA DEPUTADO ESTADUAL  

 

Quando se pergunta de maneira espontânea em quem você votaria para deputado estadual, o que se destaca é o percentual de 88,2% de eleitores que não sabem, ainda, informar algum deputado, significando que, também, aqui a eleição está aberta. Entre os mais citados aparecem JK do Povão em primeiro lugar com 3,4%, depois vem Maria do Carmo com 1,8%, seguido por José Maria Tapajós com 1,3%. Celsa Brito e Herlon Rocha estão aparecem com 0,7%, respectivamente. João Pingarilho vem com 0,4%. Adriana Almeida, Hilton Aguiar, Marcos Aurélio e Silvio Amorim aparecem com 0,3% das intenções de voto. Com 0,1% vem Angelo Tapajós, Eraldo Pimenta, Erasmo Maia, Junior Ferrari, Subtenente Patrício e Tenente Erimar. 

 

ESTIMULADA PARA DEPUTADO ESTADUAL  

A pesquisa estimulou 10 nomes que competem acirradamente em Santarém. Dentre esses nomes, a ex-prefeita Maria do Carmo aparece em primeiro lugar com 20,5%; o atual vereador JK do Povão é o segundo colocado vindo com 18,4%. Em terceiro lugar vem José Maria Tapajós com um percentual de 11,3%. Celsa Brito é quarta colocada com 8,8% seguida pela vereadora Adriana Almeida, 7,9%. Erlon Rocha é o sexto colocado, aparecendo com 4,5%. João Pingarilho se destaca na sétima colocação com 3,5%; o atual deputado Hilton Aguiar é o oitavo colocado com 3,1%. Silvio Amorim é o nono colocado com 1,8% e o atual deputado estadual Eraldo Pimenta é o décimo colocado com 1,2%. 

 

ESPONTÂNEA PARA DEPUTADO FEDERAL  

A questão espontânea para deputado federal está muito aberta, mais do que para deputado estadual. Aqui 90,6% não se manifestaram, isto é, não apontaram nenhum nome para deputado federal. Entre os que foram citados, se destacam: Henderson Pinto com 2,1%; Paulo Barrudada, 1,9%; depois vem Priante com 1,5%; Aguinaldo Promissória vem com 0,6%; Airton Faleiro e Jardel aparecem com o mesmo percentual de Aguinaldo. Depois com 0,3% Eder Mauro e João Coragem. Com 0,1% aparecem 11 nomes citados, conforme o gráfico ao lado. 

 

ESTIMULADA PARA DEPUTADO FEDERAL  

A pesquisa estimulou 10 nomes para deputado federal. Mesmo assim, o índice de pessoas que não citaram nenhum nome é alto, chegando a 28,5%. Os que mais se destacam, de acordo com a pesquisa, são: Henderson Pinto, 20,4%; em segundo lugar vem Paulo Barrudada com 13,0%; Jardel Guimarães é o terceiro colocado com 10,8%. O atual deputado federal, José Priante, é o quarto colocado, aparecendo com percentual de 9,0%. O quinto colocado é Aguinaldo Promissória com 4,4%. O atual deputado Junior Ferrari, vem com 3,8%; Airton Faleiro aparece em seguida com 3,2%. Celso Sabino é o oitavo colocado com 2,4%; Alisson Pontes aparece com 2,4% e Malaquias com 2,1%. 

 

Com informações da DOXA 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil