Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 09:15
19/11/2023 as 08:08 | Por Redação |
Parceria público-privada leva consciência ambiental à orla de Santarém
No sábado (18), foi dia de muito trabalho na orla da cidade
Fotografo: Agência Santarém
Alunos do Colégio São Raimundo Nonato, membros da LDC, Semma e voluntários realizaram uma limpeza na praia

As ações de limpeza das praias de Santarém seguem a todo vapor. No sábado (18), foi dia de muito trabalho na orla da cidade. Isso porque alunos do Colégio São Raimundo Nonato colocaram as mãos na massa, através de um projeto denominado ‘Coletivo Tapajós Limpo’. A ação foi idealizada pela LDC (Louis Dreyfus Company), com apoio da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias Municipais de Meio Ambiente (Semma), através do Programa Rios + Limpos.   

 

Divididos em grupos, alunos, professores e voluntários, uniram forças para retirar todo o resíduo sólido descartado de forma incorreta na frente da cidade. Sacolas e sacolas de resíduos foram retiradas, cheias de materiais dos mais diversos. Plásticos, papéis, madeira, borracha e outros materiais que deveriam ter sido armazenados e separados para a coleta seletiva ou mesmo para a coleta habitual realizada no município.  

 

Para os alunos, esta foi uma experiência ímpar, uma oportunidade de potencializar a consciência ambiental. “A gente é jovem, representa o futuro, então acaba sendo a solução para as próximas gerações, até mesmo pra gente se tornar pessoas melhores, através dessa iniciativa de ajudar o meio ambiente”, destacou Jean Cleidson, aluno do Colégio São Raimundo.  

 
Boa parte dos resíduos estavam até mesmo dentro de sacolas, o que fez a equipe crer que teria sido despejado pelas próprias embarcações e seus usuários, que frenquentam o local diariamente. “A gente acredita que seja destinação incorreta feita pelos próprios donos de embarcações e os usuários delas, são sacolas e sacolas com materiais de lixo comum. Viemos aqui fazer esse ato, realizar essa limpeza e conscientizar as pessoas para que possam fazer o descarte correto. Se existe uma coleta apropriada, porque não fazer uso dela, né?”, disse a professora  Leuzimar Santos.  

 

A LDC é uma comercializadora e processadora global de produtos agrícolas que tem o propósito de criar valor justo e sustentável para o benefício das atuais e futuras gerações. Por ter esse viés sustentável, diversos projetos são desenvolvidos. Além do ‘Coletivo Tapajos Limpo’ o Colégio São Raimundo Nonato também é parceiro na arrecadação de garrafas pets e esponjas que não são mais utilizadas. Esse material deve atender a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Semtras), onde, através de oficinas profissionalizantes e sustentáveis, serão confeccionados os enfeites natalinas de 2023. As oficinas são ferramentas na geração de emprego e renda dos usuários dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). 

 

“Pra nós, como empresa, é muito importante despertar a importância do conhecimento e da prática da sustentabilidade. Por isso que quero agradecer a todos que abraçaram esse projeto, seu esforço e dedicação. Que seja mais um Projeto valioso e que a gente possa colaborar com esse lindo rio”, concluiu Ana Patrícia Palheta, coordenadora de sustentabilidade da LDC.   

 

“A Semma está sempre para somar. É esse nosso objetivo. Diversas ações estão sendo realizadas durante esse período de estiagem severa. Seja de enfrentamento às queimadas, a conversa com o pescador, com os donos das embarcações, com os usuários delas, a panfletagem, o corpo a corpo, a coleta seletiva e limpeza das praias, enfim, toda e qualquer ação que seja em benefício do meio ambiente é válida nesse momento. É necessário mesmo arregaçar as mangas e fazer nossa parte”, completou Larissa Moura, coordenadora do Programa Rios + Limpos. 

 

Por: Neysle Magalhães/Ascom-Semma/PMS 

Fonte: Portal Santarém  

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil