Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 18:15
14/07/2022 as 15:54 | Por Redação |
Números de colisões de veículos contra postes continuam crescendo no Pará
De janeiro a maio de 2021 foram registradas 1351 ocorrências. No mesmo período em 2022 foram 1484 casos, um aumento de quase 10%
Fotografo: Reprodução
Na capital paraense foram registradas 108 e em Santarém 72 ocorrências

Os acidentes envolvendo veículos e postes no Pará aumentaram em quase 10% entre janeiro e maio deste ano em relação ao mesmo período do ano passado, conforme aponta um levantamento feito pela Equatorial Pará. As cidades de Belém e Santarém aparecem no topo ranking de cidades paraenses com mais casos registrados apenas nos primeiros cinco meses de 2022. Na capital paraense foram registradas 108 e em Santarém 72 ocorrências.  

  

Diversos fatores acabam contribuindo para o aumento dessas ocorrências, como: excesso de velocidade; más condições das vias; estado de embriaguez do motorista; sonolência do condutor; falhas mecânicas; e até mesmo pela utilização de celular enquanto dirige, seja para responder mensagens ou atender ligações.  

  

Em Altamira, um caminhão pipa subia em uma via urbana íngreme, sentido a Rodovia Transamazônica, quando um problema mecânico teria levado o motorista a perder o controle do veículo, que começou a descer de ré, batendo no poste. Com impacto da batida, a estrutura se quebrou ao meio e parte dela ficou suspensa pela fiação elétrica, numa condição de risco elevado para o condutor e a população. Além deste incidente, mais quatro postes foram danificados, deixando mais de 1.400 consumidores sem energia por mais de 4 horas.  

  

De acordo com o gerente de Manutenção e Obras da Equatorial Pará, Gesuenio Oliveira, os danos causados pela colisão no poste de rede elétrica podem ocasionar acidentes graves, envolvendo choques elétricos e incêndios. "Na maioria das colisões, ocorre a destruição da estrutura do poste. Isso pode provocar rompimento dos cabos energizados que podem cair em cima de veículos, vegetação, edificações e até pessoas, causando descargas elétricas, incêndios ou até mesmo acidentes com mortes", explica.  

  

O gerente ainda destaca a importância da população se manter em um lugar seguro em caso de acidentes envolvendo a rede elétrica. “É importe dizer que nessas situações, a população deve se manter afastada do local do acidente, de postes abalroados e cabos energizados, que são situações de risco elevado e podem provocar acidentes graves e até fatais”, completa.  

  

A distribuidora de energia orienta que em caso de cabo partidos, ou abalroamento de postes, os clientes informem por meio da Central de Atendimento no telefone 0800 091 0196, e informe o local com ponto de referência.  

  

ORIENTAÇÕES   

Quando ocorrer a batida de um veículo contra um poste e a rede elétrica for danificada, há algumas medidas de segurança para serem seguidas e, assim, evitar acidentes maiores:  

- Ninguém deve se aproximar de fios e cabos partidos ou caídos.  

- Não tocar em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica.   

- Caso a vítima esteja dentro de um veículo e o cabo cair e permanecer sobre ela, deve-se acionar e aguardar socorro do Corpo de Bombeiros.   

- É preciso permanecer dentro do veículo e não tocar na parte metálica, já que pode ocorrer a condução de corrente através dos pneus.  

  

PREJUÍZOS  

Quando há quebra da estrutura e rompimento de cabos, o custo mínimo de manutenção e material é superior a R$ 4 mil. De acordo com o Artigo 927 do Código Civil a pessoa que por ato ilícito, causar danos a terceiros, fica obrigado a repará-lo. Dessa forma, o valor total dos reparos e os danos aos clientes devem ser pagos pelo motorista que podem ser acionados judicialmente.  

  

CONFIRA O RANKING DOS MUNICÍPIOS COM MAIS CASOS:  

BELÉM: 108  

SANTARÉM: 72  

CASTANHAL: 59  

ALTAMIRA: 43  

MARABÁ: 42 

 

Com informações da Equatorial Pará 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil