Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 22:43
03/05/2022 as 10:38 | Por Redação |
Nova reitora da Ufopa toma posse nesta quarta-feira (04), em Brasília
Cerimônia de posse será no Gabinete do Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, em Brasília
Fotografo: Reprodução
Professora Aldenize Xavier foi a escolhida pela comunidade acadêmica em consulta prévia e informal realizada em 2021

A cerimônia de posse da nova reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Aldenize Ruela Xavier, ocorrerá nesta quarta-feira, 4 de maio, às 16h30, no Gabinete do Ministro da Educação, Victor Godoy Veiga, em Brasília. 

 

O decreto de nomeação da reitora para o quadriênio 2022-2026 foi publicado no Diário Oficial da União do dia 20 de abril pela Presidência da República. A professora Aldenize Xavier foi a escolhida pela comunidade acadêmica em consulta prévia e informal realizada em 2021, junto com a professora Solange Helena Ximenes Rocha, que ocupará o cargo de vice-reitora. 

 

Aldenize Xavier ocupou o cargo de vice-reitora da Ufopa de 2018 a 2022, período em que criou e presidiu o Comitê Gestor de Obras. Docente da instituição desde 2010, possui licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Pará (UFPA), além de mestrado e doutorado em Geofísica, também pela UFPA. Na instituição, já atuou como coordenadora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência e de cursos de graduação, bem como representante docente no Conselho Superior de Administração (Consad) e presidente do Comitê Permanente de Crise para Prevenção e Combate ao Coronavírus na Ufopa. 

 

Solange Ximenes é pedagoga, formada pela UFPA, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA), doutorado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e pós-doutorado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Exerceu a função de pró-reitora de Ensino de Graduação (Proen) entre 2018 e 2022, além de dois mandatos como coordenadora da Regional Norte do Colégio de Pró-Reitores de Graduação (Cograd/Andifes). Também já ocupou a direção do Instituto de Ciências da Educação (Iced) e a coordenação do curso de Pedagogia da Ufopa. 

 

Com informações da Ascom/Ufopa 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil