Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 - 08:26
06/12/2023 as 16:34 | Por Redação |
Natal: Equatorial Pará dá dicas de como escolher presentes eletrônicos e elétricos
Aparelhos instalados ou usados de maneira incorreta podem causar desperdício de energia elétrica e até provocar acidentes
Fotografo: Reprodução
Distribuidora de energia orienta sobre o que deve ser observado na hora de comprar e usar os aparelhos

Neste Natal, em meio a várias opções de presentes, muitas pessoas optam pelos aparelhos eletrônicos e elétricos, de TV’s a dispositivos portáteis como o smartphone, por exemplo. Por isso, ao escolher novos aparelhos, é importante estar atento à eficiência energética e à segurança desses produtos.  

  

Aparelhos instalados ou usados de maneira incorreta podem causar desperdício de energia elétrica e até provocar acidentes. Portanto escolher bem os aparelhos e saber usá-los é fundamental. Ao comprar um novo eletrodoméstico, por exemplo, é importante observar o selo Procel do produto, pois os avaliados com selo A são mais econômicos e eficientes energeticamente. 

  

Quem pretende comprar smartphones ou tablets, deve sempre lembrar de tirar o carregador da tomada quando não estiver sendo utilizado, assim como a Tv, que mesmo desligada pelo controle, consome energia. Esse consumo, isoladamente, não significa um grande aumento na conta de luz, mas, acumulado com outros eletrônicos, a somatória pode resultar em um gasto de 10% ou mais do custo da fatura de luz mensal. 

  

É importante também, ao comprar esses produtos, verificar as especificações técnicas e se o aparelho possui proteção contra sobrecarga e curto-circuito. Além disso, é recomendado adquirir aparelhos eletrônicos com tecnologia LED, pois proporcionam maior eficiência energética, ajudando a economizar energia e reduzir o impacto ambiental. 

  

Segundo Pricila Hinvaitt, da área de Eficiência Energética da Equatorial Pará, essas dicas são importantes para que o presente não se torne um gasto desnecessário no futuro. 

  

“O período que antecede o Natal é de intenso movimento no comércio e os eletrônicos ganham destaque como presentes. É importante ter cuidado ao escolher os produtos para que o consumo não represente um gasto excessivo no orçamento familiar. Sempre vale ficar atento ao selo Procel e às especificações de cada aparelho”, destaca Pricila 

 

Por: Assessoria de Imprensa 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil