Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Sábado, 15 de Maio de 2021 - 03:20
30/04/2021 as 18:11 | Por Redação | 198
Não sabe como se organizar para declarar o Imposto de Renda?
Com o prazo da declaração estendido até o dia 31 de maio, a Faculdade Faci realiza plantões de atendimento para ajudar as pessoas
Fotografo: Reprodução
Confira aqui como conseguir consultorias gratuitas

O Imposto de Renda é feito anualmente por milhares de brasileiros e sempre ressuscita muitas dúvidas da população. Com o prazo da declaração estendido até o dia 31 de maio, a Faculdade Faci realiza plantões de atendimento para ajudar as pessoas que tenham dúvidas sobre o tema. Os interessados podem entrar em contato com os organizadores pelo email agenciadenegociosfaci@gmail.com para agendar a consultoria, que será feita em todas as terças e quintas-feiras do mês de maio, no horário das 15h às 17h. 

A docente Samara Felipe, coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Faci, destaca que é importante não deixar o processo para última hora. “É cabível analisar que apesar da prorrogação do prazo, o cronograma de pagamento das restituições permanece o mesmo. Portanto, quanto antes enviar a declaração, mais rápido o cidadão receberá sua restituição de imposto de renda, quando for o caso. Então, a entrega antecipada pode garantir uma renda extra em meio à crise e ainda beneficiar aqueles que podem sofrer redução no salário”, explica. 

O plantão fiscal da faculdade é uma iniciativa dos alunos e docentes da graduação de Ciências Contábeis, que também participam da agência de negócios da instituição. Todos foram treinados pela Receita Federal para prestar auxílio aos contribuintes, mesmo que na modalidade online. 

Entre os documentos solicitados para a declaração estão: dados pessoais , incluindo nome, CPF, data de nascimento, tanto do contribuinte quanto dos dependentes;  endereço atualizado; comprovante da atividade profissional - para os profissionais de classe, número do registro; cópia da última declaração do Imposto de Renda entregue; conta bancária para restituição ou débitos). Além disso,  rendimentos de instituições financeiras, como bancos e corretora de investimentos; salários, pró-labore, distribuição de lucros, aposentadoria ou pensão; aluguéis; pensão alimentícia, doações, heranças e outros mais podem ser requeridos no processo. 

Segundo a professora Samara, a organização durante esse período é essencial, pois podem faltar informações e atrasar o procedimento. Ao mesmo tempo, ela ressalta a importância de declarar o Imposto de Renda. “É uma forma de restituir os impostos pagos em excesso, garantir e provar a legalidade dos seus proventos e contribuir, também, com a sociedade através dos serviços beneficiados por este imposto. As principais áreas que recebem os investimentos vindos do Imposto de Renda são a saúde, a educação e o desenvolvimento social , que dá uma vida mais digna a milhares de pessoas de todo o país, ainda mais em um período tão difícil como esse que estamos vivendo.” 

Serviço: Plantão Fiscal Faci 

Atendimento: Todas as terças e quintas-feiras, das 15 às 17h. 

Fonte: Portal Santarém e Agência Eko 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil