Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 02:03
01/07/2022 as 11:03 | Por Redação |
Na retomada do Festribal, Alcoa define apoio às tribos Munduruku e Muirapinima
A edição 2022 será realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho
Fotografo: Reprodução
Após dois anos, Juruti vai voltar a viver o encanto, ritmo e o misticismo do imaginário amazônico por meio do Festribal

Após dois anos, Juruti vai voltar a viver o encanto, ritmo e o misticismo do imaginário amazônico por meio do Festribal. O evento reverencia os povos indígenas e sua relação com o meio ambiente. A edição 2022 será realizada nos dias 28, 29 e 30 de julho e contará com apoio da Alcoa com patrocínio no valor de R$ 300 mil, dividido para as apresentações das tribos Munduruku e Muirapinima. 

  

As tribos já iniciaram a preparação. A Munduruku prepara a finalização dos cantos tribais. “A tribo Munduruku está se preparando, está unida, está focada, os torcedores estão se envolvendo, porque o povo de Juruti respira o festival e a nossa nação Munduruku está disposta a ajudar no que for preciso para a tribo voltar para arena como sempre foi, grandiosa, e com cara de campeã, e nós não temos medido esforços nos preparativos. Vamos iniciar nossa preparação com os ensaios e a finalização dos cantos tribais”, explica Alex Guedes, presidente da tribo Munduruku. 

  

Do lado da Muirapinima, a direção já destacou artistas e coreógrafos. “A Muirapinima está preparando um espetáculo gigantesco, nós estamos adaptando todo o projeto para que possamos nos adequar para fazer o Termo de Fomento. Quanto ao nosso trabalho artístico, estamos prontos, nossa comissão de arte apresentou um projeto para gente aí, no último evento no início do mês de junho. O CD com os cantos tribais está em fase final, deve estar disponível nas plataformas digitais. Nossos artistas todos contratados, já estão sabendo do projeto alegórico, do nosso terreiro tribal, nossas coreografias, tudo montado. Nossos ensaios já devem iniciar e teremos o lançamento do CD dos cantos tribais para 2022, com uma nova roupagem”, garante Sandro Silva, presidente da tribo Muirapinima. 

  

José Haroldo, Gerente de Relações Institucionais da Alcoa Juruti, lembra que o apoio da empresa ao Festribal acontece desde o início das operações da mineradora em Juruti. O investimento ultrapassa R$ 1,4 milhão. 

  

“O Festribal é Patrimônio Cultural do Pará. Para a Alcoa é um motivo de orgulho poder estar, mais uma vez, junto da comunidade honrando as tradições e a cultura dos povos indígenas da Amazônia”, disse. 

  

Siga a Alcoa nas redes sociais: Facebook @AlcoaJuruti  

 

Com informações da Ascom/Alcoa 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil