Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 28 de Maio de 2024 - 06:48
12/04/2024 as 14:37 | Por Redação |
Municípios de Santarém e Itaituba receberão a caravana do Programa “Água Pará” neste mês de abril
Para ser beneficiado é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), e o registro da conta de água com a mesma titularidade do CPF
Fotografo: Agência Pará
Programa 'Água Pará' já beneficiou cerca de 1 milhão de paraenses

O Programa "Água Pará", do Governo do Estado, que garante o custeio das contas de água de famílias com registro de consumo médio mensal de até 20 metros cúbicos (20 mil litros de água), já beneficiou cerca de um milhão de pessoas. Operacionalizada pela Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) e gerenciada pela Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), a iniciativa reforça o compromisso estadual em promover mais qualidade de vida às famílias de baixa renda ou que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O valor total investido se aproxima dos R$ 600 milhões. 

A iniciativa não apenas alivia o peso financeiro das famílias em situação de vulnerabilidade, mas também garante o acesso contínuo a um recurso essencial, a água. Além disso, é importante ressaltar que o valor que seria pago nas contas, pode ser direcionado a outras despesas, como alimentação, educação, saúde. Este é um compromisso nosso", destaca José Fernando Gomes Júnior, presidente da Cosanpa. 

No ano de 2021, o 'Água Pará' foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e sancionado pelo poder Executivo Estadual. Em 2023, o Governo do Estado anunciou que o programa foi prorrogado por mais um ano e ficará em vigência até setembro de 2024. Os cadastros podem ser realizados nos postos de atendimentos da Cosanpa ou em caravanas do programa realizadas nos municípios. Vale destacar que as caravanas já percorreram 32 municípios. 

Entre as próximas ações de cadastramento, a "Caravana Água Pará" vai estar, de 18 a 21 de abril, no município de Itaituba. A programação vai de 8h às 12h e de 14h às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado na Travessa 15 de Agosto, 169, Centro, entre Av. Nova de Santana e Rua Dr. Hugo de Mendonça. O município de Santarém receberá a caravana entre os dias 24 a 28 de abril, de 8h às 12h e de 14h às 17h, na Associação Comunitária do Bairro Livramento, localizada na Rua São Manoel, n. 2556, entre Rua Muiraquitã e Rua São Nicolau. 

"Sairemos de Belém com toda a estrutura necessária para atender aos usuários. Além do cadastramento no programa, quem precisar atualizar os dados também pode aproveitar a oportunidade para não perder o benefício. Esse mês já estivemos em Castanhal, onde atendemos mais de 700 pessoas. Nossa expectativa é manter essa média em Santarém e Itaituba", afirma Robson Querino, coordenador do programa "Água Pará". 

Para o pescador Beni Melo, morador do município de Soure, na Ilha do Marajó, um dos beneficiados no "Água Pará", o programa auxiliou na economia da família. "Vim atrás desse benefício porque, com esse dinheiro, que deixamos de gastar com a água, dá para comprar outra coisa, como alimento. Por isso, eu considero um projeto muito bem-vindo para nós e, com certeza, para outras famílias paraenses", ressalta. 

CADASTRO - Para ser beneficiado é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico), e o registro da conta de água com a mesma titularidade do CPF. Para as famílias que têm registro no CadÚnico e são clientes da Cosanpa, basta comparecer a um dos polos de atendimentos da Companhia, com os seguintes documentos: originais e cópias do RG e CPF, uma conta da Cosanpa, comprovante de residência, cartão do Programa Bolsa Família ou resumo do CadÚnico. O consumo excedente aos 20 metros cúbicos garantidos pelo programa é pago pelo consumidor. 

Mais informações sobre o Programa "Água Pará", o interessado deve acionar os seguintes contatos, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h: (91) 98625-0636 / (91) 98624-2882 / (91) 98547-6012 / (91) 98541-1585 / (91) 98625-2882 / (91) 98624-5337. 

Com informações da Agência Pará 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil