Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 13:30
21/04/2022 as 09:13 | Por Redação |
Município de Santarém é contemplado com o maior Terminal Hidroviário do Brasil
Terminal Hidroviário Joaquim da Costa Pereira vai beneficiar cerca de 700 mil habitantes de municípios do Baixo Amazonas
Fotografo: Reprodução
Terminal Hidroviário Joaquim da Costa Pereira, que segundo o governador Hélder, se consolida o maior e mais moderno do Brasil

Em cumprimento de agenda nesta quarta-feira, 20, em Santarém, o governador do Pará, Hélder Barbalho (MDB) realizou uma série de inaugurações, no Município.  

 

Entre as obras inauguradas, Santarém ganhou o Terminal Hidroviário Joaquim da Costa Pereira, que segundo o governador Hélder, se consolida o maior e mais moderno do Brasil. 

 

Nenhuma descrição disponível.

 

"O espaço vai atender mais de 700 mil habitantes do Baixo Amazonas, garantindo mais conforto e segurança a quem depende do rio para se deslocar", garantiu Barbalho. 

 

Ele informou que vários convênios também foram assinados em Santarém.  

 

"Estamos garantindo investimentos ao município de Santarém!! Assinamos convênios para obras de asfalto e concreto armado, além da construção de áreas de esporte e lazer na região", destacou Hélder. 

 

De acordo com ele, o 35º Batalhão da Polícia Militar (BPM) também ganhou novo prédio. 

 

"O espaço foi totalmente modernizado com novos alojamentos, salas climatizadas e ambientes acessíveis, garantindo estrutura mais digna à tropa e segurança pública de qualidade à população", declarou Barbalho. 

 

Hélder também inaugurou a nova agência do Igeprev em Santarém. 

 

"O espaço vai atender mais de 2 mil beneficiários do regime de previdência do Estado, residentes na Região do Baixo Amazonas. Essa é a primeira agência do instituto entregue no município", declarou Barbalho. 

 

Nenhuma descrição disponível.

Governador Helder Barbalho e sua esposa Daniela, prefeito Nélio Aguiar e sua esposa Celsa Brito, durante entrega do Terminal Hidroviário

 

“Conseguimos virar uma página na história em Santarém. Um passado até triste, porque Santarém é um dos maiores municípios do Pará que tem vocação para navegação fluvial e as maiores empresas de navegação da região amazônica estão instaladas aqui. Agora temos uma estrutura adequada para atracar as embarcações, com o Terminal Hidroviário Joaquim da Costa Pereira, fruto de muita luta, determinação e apoio do Governador Helder Barbalho. O que era vergonha para a cidade, agora é motivo de orgulho. Com esse porto, Santarém vai continuar crescendo e fortalecendo, aumentando o turismo e a economia local. O Povo santareno ganhou um belíssimo e mais moderno terminal do Brasil”, disse o prefeito de Santarém, Nélio Aguiar.

 

Assista o vídeo:

https://youtu.be/1pmASvsLFng

 

O EMPREENDIMENTO  

O Governo do Pará, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), entregou o Terminal Hidroviário de Santarém, no Baixo Amazonas. Considerado o maior e mais moderno Terminal Hidroviário público de passageiros do Brasil, a obra histórica beneficia cerca de 700 mil habitantes de municípios do Baixo Amazonas, e tem capacidade para atender, diariamente, 5 mil usuários. 

 

Construído às margens do Rio Tapajós, o Terminal tem toda a estrutura planejada para receber grandes embarcações, como navios de cruzeiros, inclusive internacionais, que devem fomentar a atividade turística na região, gerando emprego e renda. Também vai oferecer viagens diárias para os estados do Amapá e Amazonas. 

 

De acordo com a CPH, a construção do Terminal teve investimentos de R$ 74 milhões e representou a criação de 850 postos de trabalhos, com a geração de 700 empregos diretos e 150 indiretos. 

 

JOAQUIM DA COSTA PEREIRA

O terminal recebeu o nome de Joaquim da Costa Pereira, empresário nascido no município de Santarém, em 30 de outubro de 1929, e que faleceu em 06 de janeiro de 2010. O empreendedor contribuiu para o desenvolvimento da região, e com a evolução comercial, abriu empresas visando o abastecimento dos ribeirinhos, investindo nos diversos setores do comércio e no ramo das comunicações.

Pode ser uma imagem de 7 pessoas, pessoas em pé e área interna

 

Familiares de Joaquim da Costa Pereira presentes no evento

 

Por: Manoel Cardoso 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil