Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 01:05
07/12/2021 as 15:51 | Por Redação |
MPPA - Seminário promove capacitação voltada para o Terceiro Setor no Baixo Amazonas
Palestras e oficinas trouxeram informações ao público formado principalmente por integrantes de organizações
Fotografo: Reprodução
Abertura do Seminário foi feita pelo promotor de Justiça titular da 12ª promotoria Cível de Santarém, Tulio Chaves Novaes

Nos dias 6 e 7 de dezembro foi realizado no auditório das Promotorias de Justiça de Santarém, o II Seminário “O Ministério Público e o Terceiro Setor”, voltado para a capacitação de organizações, gestores, estudantes, integrantes do MP e demais interessados. Nos dois dias a programação contou com palestras e oficinas promovidas pela 12ª Promotoria de Santarém, Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, Centro de Apoio Operacional Cível, Processual e do Cidadão, e Núcleo do Terceiro Setor do MPPA. 

 

A abertura foi feita pelo promotor de Justiça titular da 12ª promotoria Cível de Santarém, Tulio Chaves Novaes, com a participação da promotora de Justiça Helena Muniz, coordenadora do Núcleo do Terceiro Setor; a coordenadora do CAO Cível, Processual e do Cidadão, Ângela Balieiro Queiroz, e o presidente da Câmara Municipal de Santarém, vereador Ronan Liberal Júnior. O público foi composto principalmente por integrantes de entidades do terceiro setor. 

 

O promotor de Justiça Tulio Novaes destacou a importância do evento para o Baixo Amazonas, por ser “uma região extremamente rica e presente por por parte do terceiro setor”. A coordenadora do CAO Cível, ressaltou a atuação do CAO e a necessidade de fiscalização das verbas que chegam ao terceiro setor. 

 

O procurador de Justiça do Ceará, Leo Charles Henri, fez a palestra de abertura

O procurador de Justiça do Ceará, Leo Charles Henri, fez a palestra de abertura - Foto: MPPA 

 

O tema da palestra de abertura foi a fiscalização a “Atuação do Ministério Público na fiscalização do Terceiro Setor, ministrada pelo procurador de Justiça do Ceará, Leo Charles Henri Bossard II, tendo como mediador o promotor de Justiça aposentado do MPPA, Raimundo Brasil. 

 

A programação seguiu à tarde com palestras, sendo a primeira ministrada pelo titular da 12ª Promotoria de Justiça Cível de Santarém, Tulio Chaves Novaes, que dez uma abordagem crítica sobre a realidade do terceiro setor no Baixo Amazonas, no momento pós-pandemia. Na mesma tarde, mais duas palestras: “A Contabilidade para o Terceiro Setor”, por Antônia Carleana Moura, e os aspectos gerais da Lei de Improbidade Administrativa, ministrada pelo promotor de Justiça Daniel Braga Bona, do MPPA. 

 

Antônia Carleana falou sobre contabilidade voltada ao terceiro setor

Antônia Carleana falou sobre contabilidade voltada ao terceiro setor - Foto: MPPA 

 

No segundo dia foram realizadas duas oficinas. A primeira sobre a atuação do Ministério Público na fiscalização das organizações do Terceiro Setor, tendo como facilitadoras a promotora de Justiça do MPPA, Helena Muniz, e a analista Nielly Almeida. E a segunda sobre o Núcleo do Terceiro Setor do MPPA e suas atividades institucionais, ministrada pela analista Camila Marques e por Bruno Rodrigues da Cunha, contador do Núcleo do Terceiro Setor. Todos os participantes receberam uma cartilha com informações e orientações. 

 

Promotora de Justiça Helena Muniz ministrou oficina

Promotora de Justiça Helena Muniz ministrou oficina - Foto: MPPA 

 

Texto: Lila Bemerguy/MPPA 

Fonte: Portal Santarém  

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil