Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Sexta-Feira, 20 de Maio de 2022 - 03:16
12/05/2022 as 12:57 | Por Redação |
Mojuí está entre os 10 municípios do Brasil classificados em projeto de cooperação internacional
Na classificação geral, Mojuí dos Campos ocupa a quinta colocação. O relatório com o resultado final foi divulgado esta semana
Fotografo: Reprodução
Vista da área central do município de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará

Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, é um dos 10 municípios do Brasil classificados no edital do Processo Seletivo 2022 do InovaJuntos - projeto de cooperação internacional entre municípios brasileiros, portugueses e latino-americanos, que visa fomentar a inovação nas políticas públicas, por meio da troca de experiências e aprendizados entre os selecionados. Na classificação geral, Mojuí dos Campos ocupa a quinta colocação. 

 

O relatório com o resultado final foi divulgado esta semana. O projeto InovaJuntos é uma oportunidade de encontrar soluções para os problemas reais da administração pública, a partir do cofinanciamento da União Europeia, com a identificação de boas práticas e troca de experiências. No Pará, além de Mojuí dos Campos, os municípios de Belém e Barcarena também foram classificados no edital. 

 

"Uma ótima notícia, pois temos feito um grande esforço, trazendo inovações para a Prefeitura de Mojuí dos Campos, para que possamos avançar e melhorar na prestação de serviço em todas as áreas. Precisamos trabalhar bem mais, identificando soluções inovadoras para os desafios enfrentados pelo nosso município, buscando é claro o desenvolvimento sustentável da região", destacou o prefeito Marco Antônio Lima. 

 

Metodologia do projeto 
O InovaJuntos - Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade, é uma iniciativa da Confederação Nacional de Municípios (CNM) em parceria com o Centro de Estudos Sociais (CES), da Universidade de Coimbra, Portugal, com o financiamento da União Europeia. A partir do lançamento do edital do Processo Seletivo, as Prefeituras ficam encarregadas de realizar as inscrições. 

 

O objetivo é selecionar dez municípios ou consórcios públicos que atendam aos requisitos e critérios estabelecidos e tenham interesse em serem beneficiários do projeto, que visa fomentar a inovação nas políticas públicas, por meio da troca de experiências e aprendizados entre os municípios e/ou consórcios públicos selecionados e partindo das vocações identificadas nos territórios. 

 

Na primeira etapa, é feita a validação e a classificação dos mais bem pontuados aos menos pontuados, de acordo com a soma dos critérios do projeto. A segunda etapa é a de entrevistas com os dez municípios/consórcios mais bem pontuados. Na terceira etapa, os municípios/consórcios selecionados serão divididos em quatro clusters (grupos) temáticos para análise do Comitê Julgador da segunda fase do projeto. 

 

Texto de Adonias Silva e foto de Silvágner Grigório 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil