Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 08:31
30/05/2024 as 15:28 | Por Redação |
Mojuí dos Campos é destaque no desempenho da vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola
Segundo a Sespa, a conquista é atribuída ao "compromisso e dedicação na gestão da vacinação" no município
Fotografo: Davi Leal
Coordenadora de imunização da Semsa, Bruna Lima; prefeito Marco Antônio e o secretário de saúde, Glayton Rodrigues

Mojuí dos Campos, situado na região do Baixo Amazonas, no estado do Pará, foi recentemente reconhecido pelo 9° Centro Regional de Saúde da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), pelo seu excelente desempenho na vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola em 2023. Esse reconhecimento veio através da Vigilância em Saúde - Coordenação Regional de Imunizações, e destaca o município como um dos líderes no estado do Pará nesse quesito. 

Segundo a Sespa, a conquista é atribuída ao "compromisso e dedicação tanto da gestão municipal quanto dos profissionais de saúde que atuam no município". 

"Estamos imensamente orgulhosos e honrados pelo reconhecimento recebido do 9° Centro Regional de Saúde da Sespa. Este reconhecimento é um testemunho do trabalho árduo e dedicação de nossa equipe de saúde e do compromisso de nossa administração com o bem-estar da população. Continuaremos trabalhando com a mesma determinação para garantir a saúde e segurança de todos os nossos cidadãos", destacou o prefeito Marco Antônio Lima. 

"Este reconhecimento é resultado de um esforço coletivo. Nossa equipe de saúde tem se dedicado incessantemente para alcançar e superar as metas de vacinação, e é gratificante ver esse esforço ser reconhecido. O nosso compromisso é com a proteção da população contra doenças preveníveis por vacina, e esse certificado reforça que estamos no caminho certo. Agradecemos ao 9° Centro Regional de Saúde e à Sespa por este reconhecimento", disse o secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues 

"Receber este reconhecimento é uma grande honra para toda a equipe de imunização de Mojuí dos Campos, da Secretaria de Saúde. Não é apenas um reconhecimento do que já alcançamos, mas também um incentivo para continuarmos trabalhando com ainda mais determinação e paixão. Temos feito um esforço contínuo para garantir que nossas crianças e adultos estejam protegidos contra o sarampo, caxumba e rubéola", afirmou a coordenadora de imunização da Semsa, Bruna Lima. 

Proteção - O sarampo, a caxumba e a rubéola são três doenças infecciosas que podem ser prevenidas por meio da vacinação. Essas doenças são causadas por vírus altamente contagiosos e podem levar a complicações sérias, especialmente em crianças, adultos mais velhos e pessoas com sistemas imunológicos comprometidos. 

sarampo, por exemplo, causa febre alta, erupção cutânea e pode resultar em complicações como pneumonia e encefalite. A caxumba pode levar à inflamação dos testículos, ovários, pâncreas e meninges, enquanto a rubéola é particularmente perigosa para mulheres grávidas, podendo causar defeitos congênitos graves no feto. 

vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, é altamente eficaz e segura. É administrada em duas doses, geralmente durante a infância. A vacinação não apenas protege o indivíduo vacinado, mas também ajuda a prevenir a propagação dessas doenças na comunidade, contribuindo para a imunidade coletiva. 

Em Mojuí dos Campos, a vacina tríplice viral está disponível nos postos de saúde e são recomendadas para crianças, adolescentes e adultos que não tenham sido vacinados ou que não tenham comprovação de vacinação. 

Texto de Adonias Silva, com foto de Davi Leal 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil