Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 10:42
16/05/2024 as 08:06 | Por Redação |
Investidores internacionais conhecem potencialidades do Pará, em Nova Iorque
O chefe do Poder Executivo Estadual ponderou que a agenda climática é uma ferramenta estratégica e importante para a vida das pessoas
Fotografo: Agência Pará
Governador Helder apresenta cenário econômico paraense e destaca potencialidades da economia verde

Apresentar as potencialidades socioeconômicas do Pará e as oportunidades da economia verde. Foi com este objetivo que o governador Helder Barbalho participou do BTG Pactual - Brazil & The World Economy New York 2024, nesta quarta-feira, 15. 

No encontro, Helder Barbalho chamou atenção dos investidores para a importância das práticas ESG (ambiental, social e governança, na sigla em inglês) como diferencial e tendência global nos cenários empresarial e financeiro. O chefe do Poder Executivo Estadual ponderou que a agenda climática é uma ferramenta estratégica e importante para a vida das pessoas. 

"Estamos vivendo a maior tragédia ambiental do Brasil no período contemporâneo. Nossa solidariedade aos gaúchos. É fundamental que possamos extrair de lição que esse é o novo normal. As mudanças climáticas chegaram para ficar. Neste sentido, os investidores precisam cada vez mais ter a sensibilidade e compreensão que quando tomam decisão no campo econômico precisam olhar sob o ângulo da política de ESG que cada vez mais deve estar inclusa na agenda e avaliações de cenários", disse. 

Entre as oportunidades de negócios na economia verde, Helder Barbalho destacou o potencial de mercado do Estado do Pará na comercialização do crédito de carbono, desenvolvimento de produtos e ações ligadas à bioeconomia. 

"Importante e estratégico um olhar sobre a agenda ESG, mas não somente sobre a lógica do comprometimento ambiental, também sob a ótica de oportunidade de negócios a partir da economia verde. Por isso instituímos o Plano Estadual de Bioeconomia. Já com nosso Plano Estadual de Restauro ganhamos oportunidades para avançar na primeira concessão de restauro do Brasil. São 10 mil hectares de uma área de proteção ambiental. Também temos o potencial do mercado de carbono. Já temos uma companhia e ativos ambientais e vamos avançar na comercialização do carbono regulado", informou. 

"COP da Floresta" 

Durante o evento, o governador paraense também falou sobre os preparativos para Belém receber a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontece em novembro de 2025. "Estamos olhando a COP sob ângulo de construção de um novo tempo nas relações com o meio ambiente, fazendo com que a COP aconteça na maior floresta tropical do mundo", analisou. 

O BTG Pactual (BPAC11) é o maior Banco de investimentos da América Latina e atua nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Wealth Management, Asset Management, PME, Investimentos digitais e Banking. Desde sua criação, em 1983. Atualmente, conta com mais de 5 mil colaboradores em escritórios espalhados pelo Brasil, Chile, Argentina, Colômbia, Peru, Espanha, México, Estados Unidos, Portugal e Inglaterra. 

Com informações da Agência Pará 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil