Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 24 de Fevereiro de 2024 - 21:58
12/10/2023 as 08:51 | Por Redação |
Influenciador paraense encarna personagem do carnaval de Óbidos, em halloween
O “Mascarado Fobó”, tradicional fantasia do Carnapauxis, carnaval de Óbidos, no oeste do Pará, foi destaque, na noite de quarta-feira (11)
Fotografo: Vitor Arruda e Gabriel Rondon
Jonas Amador levou glamour, sofisticação e cultura para o baile ao lado de celebridades como Ivete Sangalo, Xuxa Meneghel e Preta Gil

O “Mascarado Fobó”, tradicional fantasia do Carnapauxis, carnaval de Óbidos, no oeste do Pará, foi destaque, na noite de quarta-feira (11), em uma das festas de moda e beleza mais aguardadas do ano, no Brasil, o Halloween da Sephora, que acontece no Grand Hyatt Hotel, em São Paulo. O responsável por dar vida a um dos carnavais mais coloridos e emblemáticos da Amazônia, totalmente fora de época, é o influenciador paraense Jonas Amador, que levou glamour, sofisticação e cultura para o baile ao lado de celebridades como Ivete Sangalo, Xuxa Meneghel e Preta Gil. 
 
Os tecidos coloridos em chita e a máscara artesanal que cobre completamente os rostos dos foliões obidenses, criando um ar de mistério no carnaval do oeste paraense, foram a inspiração para a fantasia recriada por Jonas, neste Halloween. A ideia da fantasia passou por um processo de criação com várias etapas e colaboração de pesquisadores e especialistas no assunto, como o influenciador indígena paraense José Kaeté, além de estilistas e maquiadores. 
 
A roupa tem a assinatura das estilistas paraenses Izabella Castro e Morgana Gomes, com assistência de Raphael Amaral, que chamaram o Ateliê de Moda e Criação Babildri (@babildri) para confeccionar a peça com elegância e sinergia com as referências do carnaval de Óbidos. “A fantasia tem um toque moderno, fashion e chique. Escolhemos levar a sofisticação no blazer e personalizá-lo com as flores em tecido de chita, a máscara artesanal, similar a dos mascarados, um chapéu que lembra bastante os palhaços e, claro, uma maquiagem mais lúdica para compor o figurino”, entrega Jonas. 
 
Para o influenciador, ir fantasiado de Mascarado Fobó é para além da representatividade da cultura nortista, uma tentativa de firmar posição em espaços que ainda são quase que totalmente liderados por influenciadores e artistas do centro-sul do Brasil. “Entendo que furar uma bolha em São Paulo é um processo e para fazer isso precisei criar conteúdos mais gerais sobre tudo. Agora, aos poucos, eu fazendo um processo de trazer conteúdos regionais, valorizando a minha cultura, para poder expandir isso para o mundo”, explica Jonas.   
 
Styling: Morgana Gomes e Izabella Castro + Babildri 
Assistência: Raphael Amaral 
Foto e produção: Vitor Arruda 
Tratamento: Gabriel Rondon 
Make e Beauty: Anderson Valente 
vídeo: Breno Rodriguez. 
 
MASCARADO FOBÓ 
De acordo com a Prefeitura de Óbidos, no oeste do Pará, o Carnapauxis é reconhecido pela Lei Nº 7.225, de 24 de novembro de 2008 como “Patrimônio Cultural e Artístico do Pará”, e seu símbolo é o “Mascarado Fobó”. O evento reúne as mais diversas figuras dos folguedos carnavalescos, em blocos que reverenciam o ícone característico do Carnaval de Óbidos. Durante 7 dias de festa, o Mascarado Fobó desfila pelas estreitas ruas obidenses até a Praça da Cultura, que no período de momo passa a se chamar “Fobódromo”. 
 

Por: Raisa Cristine Rodrigues de Araújo 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil