Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 19:09
14/04/2022 as 18:03 | Por Redação |
Hospital Regional do Baixo Amazonas celebra a Páscoa com PET Terapia e entrega de chocolates
Programação especial contou ainda com oficina para decoração de ovos de chocolate e celebração religiosa na área externa da unidade
Fotografo: Reprodução
Crianças receberam a visita de três cachorrinhos, por meio do projeto PET Terapia, uma parceria da Pró-Saúde e Unama

As crianças em tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, tiveram um quinta-feira (14) especial e muito animada, com as festividades da Páscoa.  

 

Elas receberam a visita de três cachorrinhos de estimação: Joe, Nico e Kiara, por meio do projeto PET Terapia, desenvolvido pela entidade filantrópica Pró-Saúde, gestora da unidade, em parceria com Centro Universitário da Amazônia (Unama). 

 

A programação da unidade do Governo do Pará teve como finalidade aliviar a rotina delicada do tratamento médico, permitindo que as crianças minimizem o estresse e melhorem a saúde emocional e física. 

 

Irmara Amaral, terapeuta Ocupacional da Pró-Saúde, explica que a PET Terapia permite uma melhor adesão ao tratamento, melhora a qualidade de vida, aumenta as habilidades motoras, cognitivas e sociais dos pacientes. “São crianças afastadas de suas atividades normais, o que limita suas ocupações. Resgatar datas comemorativas e fazer ações como essa traz novo sentido para a vida dos nossos pacientes”, enfatiza.  

 

Para Milene Santos, de 22 anos, que acompanha o filho Thales Rafael, de apenas dois anos, no tratamento contra a leucemia, o resultado da ação no bem-estar da criança é perceptível.   

 

“Ele ficou super empolgado, pois gosta de animais e ama interagir com as outras crianças. O tempo que elas passam aqui, principalmente as que fazem tratamento oncológico, é estressante e essas atividades ajudam a melhorar o humor”, reforça a mãe do paciente. 

 

Para realizar a visita na unidade hospitalar, os bichinhos passaram por uma higienização minuciosa com veterinário, e estão com as vacinas em dia, garantindo a segurança dos pacientes e colaboradores. 

 

“Em conjunto com o setor de Controle de Infecção do HRBA, nos preocupamos com o cuidado desses animais para que as crianças se mantenham seguras. É uma data muito gratificante para a gente também, em poder trazer alegria para pacientes e colaboradores”, destaca a professora Alessandra Belo, coordenadora do curso de Pós-Graduação de Medicina Veterinária da Unama. 

 

Oficina de chocolate 

A celebração contou ainda com a realização de uma oficina para decoração de ovos de chocolate, que encantou os pequenos. Com direito a muita calda, confetes, biscoitos e docinhos, eles puderam soltar a criatividade e personalizar seus presentes, que foram doados pela franquia Cacau Show de Santarém. 

  

“Sob orientação médica e com o acompanhamento dos terapeutas ocupacionais, a doação foi entregue de forma criativa aos pacientes da pediatria, resultando em muitos sorrisos”, destaca o diretor Clínico e coordenador do Serviço de Oncologia, Marcos Fortes. 

 

Para complementar, a programação contou ainda com ações religiosas. Representantes da Igreja Católica, deixaram uma mensagem de Páscoa, com foco na renovação e esperança, para pacientes adultos internados na Clínica Oncológica. 

 

Já durante a tarde, a Pastoral da Saúde do HRBA realizou no jardim da unidade, o tradicional rito de lava-pés, gesto em que Jesus, antes da última ceia, lavou os pés dos seus discípulos. 

 

“Com essas ações de humanização em datas comemorativas, resgatamos a possibilidade de quebrar a rotina hospitalar e proporcionar a eles um momento especial, de esperança e fé. Assim, promovemos qualidade e humanização por meio da assistência em saúde segura”, afirma o diretor Hospitalar, Hebert Moreschi. 

 

O Hospital Regional do Baixo Amazonas atende a uma população estimada em mais de 1,3 milhão de pessoas residentes em 30 municípios do Oeste do Pará. Público e gratuito, o HRBA é reconhecido como um dos dez melhores hospitais públicos do Brasil e conta com a mais alta certificação nacional, o ONA 3 – Acreditado com Excelência, concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). 

 

Com informações da Ascom/HRBA 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil