Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 09:03
19/12/2023 as 11:02 | Por Redação |
Hospital Municipal de Santarém retorna funcionamento do centro cirúrgico e UTI
HMS teve setores essenciais liberados por decisão do juiz Claytoney Passos Ferreira, da 6ª Vara Civil e Empresarial de Santarém
Fotografo: Agência Santarém
Salas pré e pós-cirúrgicas, anestésicas, e primeira fase das enfermarias cirúrgicas também são contempladas

O Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Sotelo (HMS) teve setores essenciais, como a centro cirúrgico e a UTI, liberados por decisão do juiz Claytoney Passos Ferreira, da 6ª Vara Civil e Empresarial de Santarém, nesta terça-feira, 18 de dezembro. Após passarem por reformas abrangentes, que incluíram ajustes na parte elétrica, forro, paredes, piso e teto, essas áreas, agora retomam suas operações. A primeira fase da reabertura, já autorizada, inclui o funcionamento dos Centros Cirúrgicos, UTI, salas pré e pós-cirúrgicas e anestésicas, bem como a primeira etapa da ala das enfermarias da clínica cirúrgica. O uso do tomógrafo, essencial para diagnósticos precisos, também foi liberado.   

 

Com a chegada do recesso forense, está prevista a abertura da segunda etapa da ala das enfermarias da clínica cirúrgica a partir de 22 de dezembro. Posteriormente, a ala da enfermaria de clínica médica e a enfermaria pediátrica serão reabertas, com previsão para o final de janeiro de 2024. 

 

Este retorno gradual, guiado por um planejamento cuidadoso e avaliações técnicas, simboliza não apenas a recuperação do HMS, mas também o compromisso da administração municipal em assegurar um serviço de saúde de qualidade e excelência para todos os cidadãos de Santarém. 

 

A presidente do comitê gestor do HMS, Layanna Barbosa, destaca a relevância do retorno das unidades.  

 

“Com a reabertura destas alas serão suprimidos os serviços atualmente executados na sala cirúrgica do HRBA, desafogando consideravelmente as internações de pacientes com necessidade de procedimentos cirúrgicos emergenciais, além de otimizar e agilizar a prestação dos serviços de saúde neste complexo. Da mesma forma, a retomada da UTI para o HMS, viabilizará a transferência dos pacientes da Sala de Estabilização alocada na UPA para a Área do PSM anteriormente ocupada pela UTI, liberando novos leitos na UPA, para atendimento de pacientes urgentes, de gravidade moderada e que necessitem de atendimento médico sem risco imediato, desafogando aquela unidade." 

 

A ala de obstetrícia permanece interditada, assim como as demais unidades do HMS. O PSM iniciou a retomada de seus serviços em 29 de setembro, mas a Unidade não está funcionando com portas abertas ao público. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas continua sendo o principal ponto de referência para casos de urgência e emergência. 

 

A prefeitura e os órgãos responsáveis estão trabalhando incansavelmente para restaurar totalmente os serviços de forma rápida e eficiente, com o objetivo de garantir atendimento à população. 

 

A titular da Semsa, Irlaine Figueira, expressa sua gratidão pelo apoio das secretarias envolvidas nas obras e destaca o dedicado empenho dos profissionais de saúde. 

 

"A colaboração das demais secretarias tem sido essencial para realizar as adequações necessárias no HMS; por isso, agradeço o empenho de todos os envolvidos nessa missão. Peço a compreensão da população, pois essas intervenções no hospital são necessárias para melhorar a estrutura do hospital. Reforço que estamos trabalhando incansavelmente para que o nosso hospital volte a funcionar por completo e atenda a todos que precisam. Hoje conseguimos reabrir dois setores essenciais. Mas a UPA continua atuado como ponto de referência para as urgências e emergências. Por isso, em nome da Semsa, agradeço a dedicação dos profissionais da UPA que estão cuidando dos pacientes com muito empenho. Essa união faz toda a diferença.” 

 

Para o prefeito Nélio Aguiar, a reabertura dos setores essenciais do Hospital Municipal é um passo significativo em direção à restauração plena dos serviços de saúde em nossa cidade. 

“É resultado da superação e do compromisso incansável da administração municipal em garantir o acesso a um atendimento de qualidade para todos. É essencial reconhecer o árduo trabalho de toda a equipe envolvida nessas melhorias, desde ajustes na infraestrutura até a coordenação minuciosa dos serviços médicos. Este é apenas o começo de um processo gradual de reabertura, que seguirá um cronograma cuidadosamente planejado para assegurar que cada etapa seja concluída com precisão e segurança”, disse o prefeito. 

 

Por: Katrine Bentes/Ascom-HMS 

Fonte: Portal Santarém  

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil