Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 - 08:14
18/10/2023 as 17:09 | Por Redação |
Henderson Pinto solicita ao governo federal auxílio para pescadores atingidos pela seca
O ministro foi receptivo com a demanda e afirmou que o Governo Federal já trabalha com uma proposta para atender a este público
Fotografo: Reprodução
Henderson Pinto e os vereadores JanderIlson Pereira e Alexandre Maduro durante audiência nesta quarta (18), com o ministro André de Paula

Pescadores da região Oeste paraense que vivem diretamente da atividade pesqueira têm enfrentando dificuldades por conta da seca extrema que atinge a região. Como forma de amenizar a situação e reafirmando seu compromisso com a classe, o deputado federal Henderson Pinto, juntamente com os vereadores de Santarém JanderIlson Pereira e Alexandre Maduro, esteve em audiência nesta quarta-feira, 18, com o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para pedir que o Governo Federal viabilize o auxílio emergencial para os pescadores. O ministro foi receptivo com a demanda e afirmou que o Governo Federal já trabalha com uma proposta para atender a este público.  

  

De acordo com o ministro, a situação da região é similar à realidade enfrentada pelos pescadores do Amazonas, Acre e Rondônia, e que a demanda apresentada receberá a devida atenção do Governo Federal.  

  

"Os pescadores têm um papel fundamental no desenvolvimento do nosso Pará, em especial da minha região Oeste. Por isso, neste momento difícil, eles precisam de apoio e atenção. Apresentei esta demanda ao ministro André de Paula, que foi muito receptivo com a nossa proposta e garantiu que o nosso pedido será avaliado com a devida atenção e rapidez", afirmou Henderson Pinto.  

  

Na Amazônia, o seguro-defeso é pago de novembro a março. Ainda de acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura, a intenção é oferecer dois meses a mais desse auxílio, que não se enquadra nas regras legais do seguro-defeso. 

  

Os vereadores JanderIlson Pereira e Alexandre Maduro enfatizaram a importância da articulação e a necessidade de maior atenção do Governo Federal junto aos trabalhadores da pesca. 

  

"Os peixes estão morrendo e nossos pescadores estão se sentindo isolados, eles precisam se ajuda", pontuou JanderIson. Já Alexandre Maduro cobrou a presença do Governo Federal na região: "estamos acompanhando a situação de perto e sabemos que não está sendo fácil, por isso, nesse sentido, seria importante a presença do Governo Federal na nossa região, para conhecer de perto a situação e agilizar os recursos", disse. 

 

Com informações da Ascom/Deputado federal Henderson Pinto 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil