Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 - 07:41
20/10/2023 as 08:19 | Por Redação |
Henderson Pinto mobiliza frente de trabalho para enfrentar seca na região Oeste do Pará
A frente de trabalho se concentra em estratégias para enfrentar a seca e suas implicações na região
Fotografo: Reprodução
Na quinta-feira,19, o parlamentar teve uma reunião com ministro das Cidades, Jader Filho

Desde o início da seca atípica que atinge os municípios da região Oeste paraense, o deputado federal Henderson Pinto tem se mobilizado junto a instituições para garantir a efetiva prestação de assistência aos mais atingidos, pontuando, principalmente, a distribuição de água potável e cestas básicas à população mais atingida. Na quinta-feira,19, o parlamentar teve uma reunião com ministro das Cidades, Jader Filho, que resultou na inclusão do Pará na Medida Provisória (MP) que cria o auxílio emergencial destinado a atender os estados que se encontram em estado emergência devido a seca, com foco principal nos pescadores. O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, esteve presente.  

  

A frente de trabalho se concentra em estratégias para enfrentar a seca e suas implicações na região, considerando o cenário ambiental e socioeconômico da população mais atingida.  

  

"Nossa iniciativa reflete o esforço conjunto para lidar com os desafios e contribuir para a construção de propostas efetivas e imediatas, cujo objetivo principal é minimizar os impactos e promover o bem-estar da população da região Oeste do Pará", enfatizou o parlamentar.  

  

Nesta semana, Henderson Pinto conversou com o governador Helder Barbalho, os ministros Jader Filho, das Cidades; Waldez Góes, do Desenvolvimento Regional; André de Paula, da Pesca e Aquicultura, além de representantes do Ministério da Saúde. A articulação de ajuda e estratégia envolveu também a Federação das Associações de Municípios do Pará (Famep), o senador Jader Barbalho e a Prefeitura de Santarém. 

  

Pescadores 

O parlamentar já havia solicitado ao ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, a inclusão dos pescadores do Pará na Medida Provisória (MP) que cria o auxílio emergencial para pescadores atingidos pela seca na região. O ministro foi receptivo com a demanda e se comprometeu em analisar o caso com atenção e rapidez. Essa solicitação foi atendida, hoje, com o apoio do ministro das Cidades, Jader Filho. 

  

"Entrei em contato com o vice-presidente do Brasil e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin e também com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e reforcei o pedido do deputado Henderson. Ambos concordaram e atenderam a nossa demanda. Com isso, o estado do Pará está garantido na MP do auxílio emergencial", pontuou o ministro.  

  

De acordo com o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), atual crise hídrica na Amazônia é considerada a mais grave dos últimos 43 anos na região. Desde 1980, a estação de menor pluviosidade na Amazônia não havia registrado déficits de chuva tão acentuados. 

  

"A população da região Oeste do Pará pode ter a certeza que estamos fazendo o que é possível para promover ações efetivas que visam minimizar os efeitos da crise climática na nossa região. Nesse contexto, faço um pedido aos prefeitos da região, para que organizem suas solicitações e demandas e encaminhem para os ministérios responsáveis, a fim de ampliar essa frente de trabalho", finaliza Henderson Pinto. 

 

Com informações da Ascom/Deputado federal Henderson Pinto 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil