Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 10:22
22/12/2023 as 09:52 | Por Redação |
Excelência em saúde e atendimento humanizado tornam HRBA referência para oeste do Pará
Unidade atende média e alta complexidade e, em 2023, já ultrapassou 1 milhão de atendimentos
Fotografo: Reprodução
Crianças e pais prepararam e montaram as pizzas

A alta médica de José Sousa, 54 anos, foi motivo de festa para a família inteira. Parentes e amigos se reuniram para esperar a saída do motorista, que ficou internado por três meses no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará. 

  

O reencontro foi um momento de muita emoção e alegria para todos. “Fui muito bem atendido aqui por todos, graças a Deus. É até complicado falar nesse reencontro. Fico feliz que tudo está sendo resolvido”, afirmou o paciente, que seguirá em acompanhamento pelos profissionais da unidade e é natural do município de Jacareacanga, no sudoeste paraense. 

  

Com balões e abraços, o seu José foi recebido na recepção do hospital. O motorista começou a se sentir mal no início deste ano e precisou começar um tratamento oncológico. Ele foi atendido em outras unidades e depois encaminhado ao HRBA. “A gente acompanhou desde o início e estamos muito felizes e gratos pela saída dele. Deus provou mais uma vez que existe. A situação que ele chegou aqui era muito difícil e graças a Deus hoje está saindo daqui caminhando. Ele foi muito bem tratado, nós também, e o hospital está de parabéns. Nunca tinha visto um atendimento assim, fiquei realmente surpreso. Só temos a agradecer, do porteiro ao médico, todos foram muito cordiais com a gente. Tudo o que era necessário ser feito para o meu tio se recuperar, o hospital fez”, afirmou o sobrinho do paciente, Josael Feleol Gomes. 

  

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas, residentes em 29 municípios do oeste paraense. Oncologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia e Terapia Renal Substitutiva são alguns dos serviços de destaque que fazem a unidade ser reconhecida, pela excelência e humanização no atendimento que presta aos usuários do SUS (Serviço Único de Saúde). 

  

De 1º de janeiro até o dia 18 de dezembro de 2023, o HRBA já realizou um total de 1.061.883 atendimentos a pacientes, entre consultas, cirurgias, exames, internações, sessões de hemodiálise e quimioterapia, internações e outros procedimentos. 

  

Oncologia – Habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), o HRBA oferece assistência geral, especializada e integral ao paciente com câncer, atuando no diagnóstico e tratamento. Só neste ano, a unidade já realizou 17.375 sessões de quimioterapia, 21.143 consultas especializadas e 1.774 cirurgias oncológicas, além de exames como 2.433 mamografias, 6.571 ultrassonografias, 4.463 ressonâncias magnéticas e 693 colonoscopias. 

  

Hemodiálise - O Regional do Baixo Amazonas atende 198 pacientes nas máquinas de hemodiálise, que realizam a filtragem do sangue para retirar líquidos e toxinas, como ureia e creatinina. Os atendimentos ocorrem de segunda a sábado, em quatro turnos. Além disso, a unidade ainda conta com mais 20 usuários que realizam a diálise peritoneal em casa. O Serviço é regulado por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Em 2023, já foram realizadas 115.846 sessões para os pacientes renais crônicos. 

  

Procedimentos cirúrgicos - O HRBA disponibiliza cirurgias em mais de 20 especialidades médicas, como oncologia, ortopedia, neurocirurgia, transplantes renais, captação de órgãos, cirurgias cardíacas, cirurgias plásticas, entre outras. Este ano, a unidade já realizou 6.021 procedimentos no centro cirúrgico. 

  

Humanização – Além dos números expressivos de atendimentos, o Regional de Santarém preza pela humanização em todos os setores da unidade. Em 2023, já foram cerca de 100 ações humanizadas promovidas para pacientes, acompanhantes e até mesmo colaboradores da instituição. 

  

“Nosso objetivo vai além de tratar as doenças. Proporcionamos acolhimento, respeito e dedicação aos nossos usuários. Tivemos o Dia da Pizza com as crianças internadas na clínica pediátrica, fizemos ensaio fotográfico na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal, no qual muitas mães puderam colocar seus filhos no colo pela primeira vez, além de outras ações e programações. E tudo isso proporciona uma melhor experiência para os nossos usuários e trabalhadores da saúde”, ressaltou o supervisor de humanização do HRBA, Douglas Caldeira. 

  

“O pensamento principal de todos os profissionais do HRBA é o bem-estar do nosso paciente enquanto está aqui conosco. Nos esforçamos todos os dias para oferecer a melhor assistência aos usuários, com humanização e excelência no atendimento. Queremos não só que o paciente saia daqui curado, mas que tenha tido a melhor experiência possível conosco durante o tempo que ficou aqui. E isso nossas equipes têm conseguido proporcionar a todos os que precisam dos serviços do hospital”, comemorou o diretor-geral da unidade, Gean Francisco Cercal. 

  

Serviço: O Hospital Regional do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ela funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém. 

 

Cominformações da Ascom/HRBA 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil