Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 00:53
28/06/2022 as 09:46 | Por Redação |
Estudantes caminham 16 quilômetros para chegar em escola no interior de Santarém (PA)
Alunos de Cabeceira do Ouro precisam se dirigir 5 dias da semana até a escola de Aracurí, onde existe o ensino a partir do 6° ano
Fotografo: Reprodução
Alunos sofrem para chegar até a escola na região do Lago Grande, em Santarém

Unidos pela educação e driblando o cansaço, 21 estudantes passam por uma 'maratona' cinco dias da semana, para chegar até a escola, no interior de Santarém, oeste do Pará.  

 

Sem auxílio de transporte escolar e com a estrada tomada por atoleiros, os estudantes caminham 4 horas seguidas, num percurso de 16 quilômetros, da Comunidade de Cabeceira do Ouro até a Escola Governador Alacid Nunes, localizada na Comunidade de Aracurí, de segunda a sexta-feira, em uma estrada de chão, na área de influência da rodovia Translago (PA-257), na região do Médio Lago Grande, na zona ribeirinha de Santarém, oeste do Pará. 

 

Segundo os pais dos alunos, na escola de Cabeceira do Ouro só existe o ensino fundamental 1, do 1° ao 5° ano. Por conta disso, um grupo de crianças e adolescentes de Cabeceira do Ouro, precisam se dirigir cinco dias da semana até a escola de Aracurí, onde existe o ensino a partir do 6° ano.

 

Assista o vídeo: 

https://youtu.be/F6XZLMjbyYU

 

TRANSLAGO 

A rodovia Translago fica localizada entre a região do Lago Grande, em Santarém, até o centro do município de Juruti, na região do Baixo Amazonas e conta com 157 quilômetros de extensão. 

 

Porém, no período chuvoso (inverno amazônico), que inicia em janeiro e se estende até julho de cada ano, a estrada fica totalmente intrafegável prejudicando o escoamento da produção agrícola e até mesmo dos estudantes chegarem a escola, segundo moradores de comunidades localizadas às margens da via. 

 

Por: Manoel Cardoso 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil