Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 09 de Dezembro de 2023 - 04:34
17/11/2023 as 16:43 | Por Redação |
Especialista em Finanças revela estratégias para maximizar o décimo terceiro no fim de ano
Especialista em Finanças revela estratégias para maximizar o décimo terceiro nas festas de fim de ano
Fotografo: Reprodução
O professor do curso de Administração da Estácio, Bruno Dore, compartilha dicas valiosas

O mês de novembro traz não apenas a expectativa das festas de fim de ano, mas também a chegada do tão aguardado décimo terceiro salário. Para orientar as famílias sobre a melhor maneira de gerenciar esse recurso, o economista, PhD em Finanças e professor do curso de Administração da Estácio, Bruno Dore, compartilha dicas valiosas. 

  

Dore destaca a importância de considerar o 13º como uma oportunidade de planejamento financeiro. Ele ressalta que, além das despesas tradicionais de dezembro, há contas significativas que surgem nos primeiros meses do ano seguinte, como IPVA, IPTU e matrícula escolar. Aconselha-se, portanto, que as famílias considerem poupar parte desse recurso para arcar com essas despesas sazonais. Com a proximidade da Black Friday, Dore sugere que as compras de presentes e itens necessários para as comemorações de fim de ano sejam antecipadas. Ele enfatiza a importância de evitar compras de última hora, que tendem a ser mais caras, e destaca as vantagens das promoções online. 

  

O economista ressalta que não há uma regra específica para determinar quanto gastar, pois as necessidades variam entre as famílias. No entanto, reforçamos a ideia de que o planejamento é a chave para economizar, “é sempre bom quitar dívidas, especialmente aquelas com juros mais elevados, utilizando a parte do décimo terceiro” orienta. 

  

Para quem recebe o décimo terceiro em duas parcelas, Dore sugere que a primeira seja destinada ao pagamento de dívidas, priorizando aquelas com juros mais altos, enquanto a segunda parcela pode ser estrategicamente utilizada para os gastos adicionais do final do ano. O economista lembra ainda a importância de criar uma reserva de emergência, considerando que dezembro é um mês festivo, onde as despesas podem aumentar devido a viagens, recepção de familiares e despesas adicionais com alimentos e presentes. 

 

Por: Assessoria de Imprensa 

Fonte: Portal Santarém 

 

r 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil