Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 16 de Abril de 2024 - 23:42
22/02/2024 as 09:04 | Por Redação |
Em parceria com a Prefeitura, Projeto Maniva Tapajós da Ufopa beneficia agricultores de Mojuí
A atividade visa fortalecer a cadeia produtiva da mandioca.
Fotografo: Reprodução
Colheita da mandioca/macaxeira na comunidade São Raimundo do Moju

A parceria entre a Prefeitura de Mojuí dos Campos, no âmbito da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri) e a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), está resultando em benefícios aos agricultores familiares do município. Eles estão sendo atendidos pelo Projeto Maniva Tapajós, que fornece mudas de manivas-semente da mandioca/macaxeira e assistência técnica aos produtores. 

 

Na comunidade São Raimundo do Moju está situada a Unidade Demonstrativa XI do Projeto Maniva Tapajós. Na propriedade, há um ano, foi realizado o manejo das manivas de quatro variedades diferentes - BRS Mari, BRS Poti, BRS Kiriris e Jurará. Nesta quarta-feira (21), a equipe do projeto esteve na comunidade fazendo a colheita e avaliando a produtividade, juntamente com a Semagri e os agricultores beneficiados. 

 

"Estamos avaliando a produção para mostrar aos comunitários o potencial produtivo de cada uma. Vamos identificar, por exemplo, quais são as melhores cultivadas aqui para que eles possam reproduzir nas áreas que a prefeitura preparou, que foi um hectare para cada agricultor. E esse material vai servir para a prefeitura multiplicar a produção", explicou o agrônomo Rogério Rangel, professor do IFPA/Santarém. 

 

Além da atividade de colheita e avaliação das quatro variedades de maniva, um dos objetivos foi avaliar a resistência das plantas e das raízes. "Uma das demandas aqui na comunidade, por exemplo, é analisar as raízes das plantas, que são atacadas por fungos e bactérias. Então, o objetivo também é avaliar a resistência das plantas à podridão da raiz, e mostrar aos agricultores", completa Rangel. 

 

O secretário municipal de agricultura, Jailson Mesquita, destacou a importância do projeto para a agricultura. "Essa parceria com o projeto é muito importante pois irá potencializar a cadeia produtiva da mandioca no nosso município e gerar ainda mais desenvolvimento econômico e social. Nós estamos dando todo o apoio, com o preparo das áreas, incentivando também a participação do agricultor no projeto", disse. 

 

As atividades realizadas em Mojuí dos Campos integram um ciclo de ações para o fortalecimento da cadeia produtiva da mandioca no oeste do Pará por meio de parceria entre a Ufopa, o IFPA/Santarém e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap). A iniciativa também conta com o apoio da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e outros segmentos. 
 
Texto de Adonias Silva, com fotos de Silvágner Grigório 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil