Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 22 de Junho de 2024 - 10:24
15/05/2024 as 07:55 | Por Redação |
Em Óbidos, Programa Maniva Tapajós beneficia mais de 25 agricultores familiares
Em cada propriedade, a limpeza consiste na remoção da vegetação fina e de tocos, para melhor condição no arado do solo e de plantio
Fotografo: Reprodução
Semab leva desenvolvimento rural e apoio técnico para agricultores familiares no interior do município.

A parceria entre a Prefeitura de Óbidos e o programa Maniva Tapajós, desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA), segue gerando bons resultados para o seguimento rural no interior do município, localizado no Oeste do Pará. 

Desde março de 2023, quando foi implantando, por intermédio de um pacote tecnológico gerado pelo programa, já estão sendo atendidos mais de 25 agricultores familiares em várias comunidades com o fortalecimento do cultivo e produção de mandioca. 

No Ramal da Pedreira e na Comunidade Arapucu, dez novas famílias foram incluídas no programa tecnológico e receberam nesta semana, em suas propriedades, ação de limpeza mecanizada e calagem, posterior à organização comunitária junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural e Abastecimento (Semab), com a emissão do Cadastro do Agricultor Familiar (CAF), que permite o apoio técnico do órgão municipal e a doação do material para plantio de maniva. 

“Esta ação de mecanização do solo e caucariado está sendo feita desde sexta-feira passada, e agora estamos finalizando aqui no Ramal da Pedreira. Iniciamos na comunidade Arapucu com quatro beneficiários e aqui na Pedreira com seis beneficiários. Os favorecidos fazem parte de uma ação de organização entre as famílias de agricultores familiares que se documentam com o CAF e se inscrevem no Programa Maniva Tapajós”, explicou Roberto Pinedo, secretário da Semab. 

Uma das propriedades que receberam a ação foi da agricultora Crisonete Santos de Oliveira, moradora do Ramal da Pedreira, ela relata que o programa despertou nos comunitários, interesse maior pelo cultivo com o apoio técnico prestado pela Semab. 

“Nós aqui na comunidade nos juntamos e decidimos trabalhar com o programa Maniva Tapajós. Aqui na minha terra era campo de boi, uma terra muito degradada, a gente plantava e nunca dava bom resultado. Agora com o programa a gente espera mudar esse cenário e obter ótimos resultados no cultivo e na produção da farinha. É uma ação muito boa para todos nós”, destacou a agricultora. 

Em cada propriedade, a limpeza consiste na remoção da vegetação fina e de tocos, para melhor condição no arado do solo e de plantio. Já a calagem, refere-se à aplicação de calcário na área para diminuir a acidez do solo e o fornecimento de cálcio e magnésio que favoreceram no crescimento adequado e desenvolvimento da plantação. 

O secretário Roberto, destacou o crescimento do programa no município que segue contribuindo com o desenvolvimento rural e beneficiando mais agricultores familiares no cultivo de mandioca. 

“Começamos com três beneficiários, e atualmente já estamos com mais de 25 produtores que estão fazendo parte deste programa que veio fortalecer a agricultura familiar na cadeia produtiva da mandioca”, finalizou o secretário. 

Por: Marcos Cantuário, com fotos de Odirlei Santos/Ascom/PMO 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil