Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 18 de Maio de 2024 - 23:59
19/11/2023 as 08:00 | Por Redação |
Duas toneladas de pescado são comercializadas na 4ª edição da Feira do Pirarucu de Manejo
O evento contou com apoio da Prefeitura de Santarém
Fotografo: Agência Santarém
O evento foi marcado pela participação intensa de consumidores e empresários de Santarém e região

A 4ª Edição da Feira do Pirarucu de Manejo, realizada neste sábado, 18, na Praça São Sebastião, foi considerada sucesso. Cerca de duas toneladas do maior peixe de escama de água doce do mundo foram comercializadas por pescadores e pescadoras das comunidades Santa Maria e Costa do Tapará, região de várzea. O evento foi marcado pela participação intensa de consumidores e empresários de Santarém e região. 

 

“O evento foi um sucesso, nós ficamos muito felizes. A população compareceu e conseguimos vender o nosso pescado. Nossa experiência de trabalho mostra que é positivo manejar o pirarucu. Agradecemos a união de vários parceiros que fizeram com que a feira pudesse acontecer”, disse o pescador, Rionaldo dos Santos, da comunidade Costa do Tapará, destacando o esforço dos comunitários que se dedicam diariamente em vigilâncias para conservação das espécies nos lagos. 

 

Na quarta edição da feira, que se tornou um momento importante para aproximar o manejador da sociedade, os consumidores puderam conhecer mais sobre a prática do manejo comunitário e tiveram a oportunidade para garantir o peixe fresco, antes do período do defeso, com a certeza de que o produto tem origem sustentável. 

 

O evento contou com o apoio da Prefeitura de Santarém, através da Secretaria de Agricultura e Pesca (Semap), Coordenadoria de Incentivo à Produção Familiar (Ciprof), Sapopema, Sebrae, Colônia de Pescadores Z-20, Sedap e TNC. 

 

O secretário de Agricultura e Pesca, Bruno Costa esteve presente na feira representando o prefeito Nélio Aguiar ao lado do secretário regional de Governo José Maria Tapajós. Na oportunidade, parabenizou os pescadores pela iniciativa e relatou que o manejo sustentável fortalece a organização coletiva dos comunitários para o controle da pesca nos lagos, e consequentemente gera renda. 

 

“A cada edição o evento só aumenta e ao longo desse período, o município apoia essa iniciativa, juntamente com outras entidades. Nós acreditamos nesse trabalho que incentiva o manejo sustentável de forma comunitária e gera oportunidade de renda com esta atividade aos pescadores”, destacou. 

 

Aos consumidores foram comercializados diferentes cortes do pirarucu, desde a miudeza, ventrecha, cortes da manta, dentre outros. 

 

“A intenção era essa, oportunizar meios para escoação do pirarucu produzido na região, de forma a gerar renda para as populações tradicionais e promover o entendimento do esforço que comunitários dedicam para garantir o futuro da espécie”, esclareceu Antônio José Bentes, da coordenação da Sapopema. 

 

O prefeito Nélio Aguiar festejou o sucesso da Feira. “Fico imensamente feliz ao ver o sucesso da 4ª Edição da Feira do Pirarucu de Manejo em Santarém. Ver duas toneladas desse peixe tão significativo para nossa região sendo comercializadas é mais do que um êxito comercial, é a valorização do esforço dos nossos pescadores e pescadoras das comunidades Santa Maria e Costa do Tapará. O evento não apenas ofereceu aos consumidores a oportunidade de adquirir um produto fresco e de qualidade, mas também possibilitou a conexão direta entre os manejadores e a sociedade, mostrando a importância do manejo sustentável para a conservação das espécies nos lagos”, disse o gestor. “Agradeço imensamente a união de todos os parceiros que tornaram essa feira possível. É um trabalho conjunto que fortalece não apenas a atividade pesqueira, mas também impulsiona a geração de renda para nossas comunidades tradicionais. Nosso compromisso com a sustentabilidade e o apoio às práticas de manejo comunitário é inabalável, e eventos como esse reafirmam essa trajetória,” acrescentou Nélio. 

 

Por: Luan Rodrigues/Ascom-Semap/PMS 

Fonte: Portal Santarém  

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil