Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 - 08:09
08/02/2024 as 14:13 | Por Redação |
Dr. Tabajara: “Com o BH Papa Francisco iniciei as ações na SEMSA e com ele encerro as atividades"
Foram 12 meses atuando com dignidade e afinco à frente da Secretaria de Saúde de Aveiro
Fotografo: Reprodução
Dr. Hiroito Tabajara informa que deixa a Secretaria de Saúde de Aveiro nesta quinta-feira, dia 08 de fevereiro de 2024

Em Nota enviada à nossa reportagem, o Secretário de Saúde do município de Aveiro, no Pará, Hiroito Tabajara, fala de seu trabalho à frente da Secretaria e do apoio que recebeu do prefeito Vilson Gonçalves. Hiroito Tabajara, que é advogado, informa que vai deixar a Secretaria de Saúde e voltará a atuar na área do Direito.

Pode ser uma imagem de 6 pessoas, barco, o Canal do Panamá e texto

Veja abaixo, a Nota na íntegra: 

“Há um ano e um mês assumi o cargo de Secretário de Saúde de Aveiro, nomeado pelo prefeito Vilson Gonçalves, que me deu essa honra e me encarregou desse grande desafio de cuidar da saúde do povo de Aveiro.  

Foi uma decisão difícil para mim, afinal, eu tinha que me afastar da minha missão, a advocacia, porém, eu aceitei o desafio e venho me doando o máximo possível para honrar a confiança do amigo Vilson e a esperança do povo de Aveiro em ter uma saúde de qualidade. 

A primeira grande ação de saúde foi em março de 2023, ou seja, a primeira expedição do Barco Hospital Papa Francisco em Aveiro, assim também será a nossa última, por obra e graça de Deus. 

Abaixo um rápido resumo das conquistas desses 13 meses à frente da Secretaria de Saúde de Aveiro: 

- 03 Expedições do BH Papa Francisco, duas em 2023 e uma em 2024, com cerca de 17 mil atendimentos, entre os quais dezenas de cirurgias, milhares de exames, inclusive de imagens; 

- 06 Expedições do Barco Escola Hospital Abaré, com cerca de 12 mil atendimentos, entre os quais centenas de cirurgias de pequeno porte, milhares de exames; 

- Expedição da Ong Zoé, com a realização de centenas de exames de Ultrassonografia, Endoscopia e Colonoscopia; 

- 02 Expedições em parceria com a USP – Universidade de São Paulo, para a realização da pesquisa sobre mercúrio e outros metais pesados no organismo dos ribeirinhos, assim como a realização de centenas de atendimentos médicos e odontológicos, com a ajuda humanitária para os atingidos pela severa estiagem em 2023; 

- Doação de um aparelho de Ultrassonografia pela USAID, em parceria com o Projeto Saúde e Alergia; 

- Doação de uma Sala de Estabilização pela USAID, em parceria com o Projeto saúde e Alegria; 

- Fixação de 07 médicos no município: Drª Hayane, Drª Patrícia, Dr Ariel, Dr Rafael, Drª Thatiana e, Drª Rafela; 

- Reforma e melhorias em Unidades de Saúde; 

- Pagamento do Piso de Enfermagem; 

- Mudança no Setor de TFD, com a contratação de mais uma servidora, assim como nova instalação física, que passou a atender em um ambiente melhor e mais confortável tanto para os usuários como para os servidores; 

- Participação dos servidores em diversos cursos, proporcionado melhor conhecimento; 

- Parceria com a Fundação Dieter Morszeck, para o transporte de médicos para as ações de saúde e remoção de pacientes; 

- Contratação de uma fisioterapeuta para atender os pacientes. 

E não podia de deixar de mencionar, que articulamos para levar o BH Abaré onde ele nunca havia ido antes no município de Aveiro, como por exemplo: Daniel de Carvalho, Santa Cruz, Fordlândia, Brasília Legal, São Raimundo (Rio Cupari), Mussum, Cariri, Távio, entre outras comu8nidades. 

Assim como também ocorreu com o BH Papa Francisco, que pela primeira vez foi até as comunidades de Cametá e Santa Cruz. 

Tudo isso para levar saúde de qualidade onde o povo está e mais precisa, e às vezes não tem condições de sair de lá para procurar atendimentos de saúde. 

Agradeço profundamente a Deus, por me proporcionar poder ajudar na realização de tantas ações que beneficiam tantas pessoas. 

Agradeço ao prefeito Vilson Gonçalves pela confiança e apoio para que eu pudesse estar à frente da Secretaria de Saúde e pelo apoio nas ações realizadas no decorrer deste tempo. 

Agradeço aos servidores da SEMSA de Aveiro que juntamente comigo construíram a possibilidade da realização dessas ações, podendo eu contar com a força, determinação e profissionalismo da equipe em cuidar das pessoas da melhor forma possível. 

Agradeço à população de Aveiro pela simpatia, educação, carinho e compreensão na realização das ações, elevando assim o bom nome de Aveiro no cenário nacional como um povo ordeiro e feliz. 

Agradeço à minha família por compreender que a minha ausência em determinados momentos era para atender ao bem comum, para atender as necessidades do povo guerreiro de Aveiro, que quer e merece uma saúde de qualidade feita por pessoas da melhor qualidade. 

Obrigado, meu Deus!!”, finalizou Hiroito Tabajara. 

 

Com informações de Hiroito Tabajara 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil