Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 01:56
05/04/2022 as 15:49 | Por Redação |
Defesa Civil Nacional reconhece situação de emergência em Alenquer (PA) e mais 10 cidades do Brasil
Em todo o Brasil, estados e municípios atingidos por desastres podem solicitar recursos ao Ministério do Desenvolvimento Regional
Fotografo: Reprodução
Situação de emergência foi decretada nesta terça-feira, dia 05 de abril de 2022

A Defesa Civil Nacional reconheceu nesta terça-feira, 5 de abril, a situação de emergência em mais 11 cidades brasileiras atingidas por desastres naturais.  

 

Foram afetados por chuvas intensas os municípios de São Gabriel da Palha, no Espírito Santo; Nova América, em Goiás; Mateus Leme e Muriaé, em Minas Gerais; Juara, em Mato Grosso; Alenquer, no Pará; e Guariba, em São Paulo.  

 

Já a cidade de Loanda, no Paraná, foi atingida por vendavais.  

 

Além disso, as cidades de Dom Basílio, na Bahia, e Pinheiro Preto e Zortéa, em Santa Catarina, obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem.  

 

Em todo o Brasil, estados e municípios atingidos por desastres podem solicitar recursos ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o MDR, para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de infraestrutura pública danificada.  

 

Para isso, é necessário obter anteriormente o reconhecimento federal de situação de emergência ou de estado de calamidade pública, como explica o coronel Alexandre Lucas, secretário nacional de Proteção e Defesa Civil. "O reconhecimento tem o papel de alterar processos administrativos e jurídicos e acelerar processos para a resposta ao desastre, além de permitir a liberação de uma série de recursos. Para isso, é preciso que o estado ou o município decrete a situação de emergência ou de calamidade pública e insira essa documentação no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID). A partir disso, o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) publica uma portaria e o ente federativo está apto a solicitar recursos".  

 

O Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, o S2iD, pode ser acessado em s2id.mi.gov.br. 

Fonte: Brasil 61 

 

FORTES CHUVAS CAUSAM PREJUÍZOS EM ALENQUER 

As fortes chuvas que tem caído nos últimos dias no município de Alenquer, no oeste do Pará, estão causando inúmeros prejuízos e transtornos aos moradores do Município, deixando um saldo de estragos, com alagamentos e desmoronamento de casas e pontes. Não há registro de pessoas feridas. 

Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Roger Costa, no último dia 30 de março choveu mais de 180mm das 13h até as 18h"Isso é muita chuva para um curto espaço de tempo, tudo isso está prejudicando muito o Município”, informou. Equipes do órgão estão atuando nas áreas mais críticas do Município, além de fazerem o levantamento das famílias afetadas. 

 

Diante da situação, o prefeito da Alenquer, Tom Farias, convocou uma reunião de emergência com secretários municipais e com a coordenação da Defesa Civil para traçar um cronograma de trabalho a fim de amenizar a situação das famílias afetadas. Um gabinete de crise foi criado para atender as demandas mais críticas que o município vem enfrentando. 

 

Segundo a Defesa Civil, no bairro São Francisco, uma casa chegou a desabar parcialmente e os ocupantes precisaram deixar o imóvel imediatamente. A previsão é de mais chuva para o município nos próximos dias, os órgãos de segurança permanecem em alerta. 

 

A medição do rio Surubiú feita no dia 31 de março apontou elevação de 7.01m. Nesta mesma data, em 2021, a marca era de 6,99m. Já em 2020, o nível do rio chegou a 6,04m. A corta de alerta no município é de 6,80m. 

Com informações de Andria Almeida 

 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil