Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Quarta-Feira, 29 de Junho de 2022 - 07:23
19/05/2022 as 07:38 | Por Redação |
Consulta pública sobre o Plano de Manejo da APA Jará busca ouvir a população de Juruti
Marcada para esta segunda (23), reunião visa a aprovação do documento que orientará como a unidade de conservação poderá ser usada
Fotografo: Márcio Nagano/Arquivo Imazon
O Plano de Manejo da APA Jará deverá ser implementado pelos próximos cinco anos

A população de Juruti, município paraense da região do Baixo Amazonas, poderá participar de uma consulta pública para a aprovação do Plano de Manejo da Área de Preservação Ambiental (APA) Jará. Construído coletivamente junto ao Conselho Gestor da unidade de conservação, esse documento irá orientar como o território poderá ser usado de maneira sustentável. 

 

A reunião será realizada na próxima segunda-feira (23), das 8h às 12h, no espaço Aldeia Muirapinima. Aberto à comunidade, o evento contará com a presença de representantes do poder público, de instituições privadas e da sociedade civil. 

 

O Plano de Manejo da APA Jará deverá ser implementado pelos próximos cinco anos, podendo ser revisto e direcionado de acordo com a demanda popular. A partir da aprovação e da publicação do documento, a população poderá contar com uma importante ferramenta para nortear ações de gestão, geração de conhecimento, proteção e manejo sustentável dos recursos naturais.  

 

"O principal objetivo da APA Jará é promover a conservação das florestas e dos lagos ao redor de Juruti. Para isso, no Plano de Manejo nós propomos medidas para o uso da área de forma sustentável, como a agricultura de baixo impacto e a coleta de produtos florestais, entre eles a castanha-do-Pará e o açaí. Além disso, também propomos o respeito aos acordos de pesca já estabelecidos e o estímulo ao ecoturismo", explica Regiane Souza Vilanova, pesquisadora do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e uma das autoras do Plano de Manejo da APA Jará.   

 

Atualmente, mais de 120 famílias residem dentro da unidade de conservação e outras 2.800 em seu entorno. E entre as comunidades envolvidas com a área estão: Maracá-açú, Jangada, Tucunaré, Laguinho e Santa Maria. 

 

Conheça a APA Jará 

Criada por meio do Decreto Municipal n.º 4.174, em 3 de dezembro de 2019, a APA Jará é uma unidade de conservação de uso sustentável com 4.850 hectares. Em seu território, estão os lagos Jará, Tucunaré, Laguinho e parte do Curumucuri. E entre as espécies já catalogadas no local estão mais de 200 da fauna e mais de 100 da flora.  

 

A APA foi criada a partir da demanda da população local de proteger a biodiversidade diante da pressão de invasores. Também era necessário organizar o processo de ocupação do território e promover o uso sustentável de seus recursos naturais. Além disso, outro objetivo da implementação da unidade foi melhorar a qualidade de vida da população. 

 

A gestão da área é feita pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) de Juruti, que realiza atividades como fiscalizações, capacitações e ações de conscientização, e pelo Conselho Gestor, grupo formado por representantes do poder público, da iniciativa privada e da sociedade civil. O Imazon é uma das organizações que integram o conselho. 

 

Por: Martha Costa 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil