Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 - 08:59
08/02/2024 as 10:46 | Por Redação |
Com explosão de emoções Bloco Vai ou Raxa abre oficialmente o Carnapauxis 2024
Este ano o “Vai ou Raxa” trouxe o tema: "Mascarado Fobó, arrastando a multidão".
Fotografo: Reprodução
O bloco exaltou o ícone do Carnapauxis, o Mascarado Fobó, e a tradição do bairro São Francisco.

Nesta quarta-feira, 07, em Óbidos, oeste do Pará, iniciou oficialmente o Carnapauxis 2024, este ano a festa tem como tema: Mascarado Fobó, o rei da festa. O Bloco Vai ou Raxa abriu alas para a emoção que vai se estender até a terça-feira gorda de carnaval na festa mais democrática da Amazônia. 

Abrir foto  

Este ano o “Vai ou Raxa” trouxe o tema: "Mascarado Fobó, arrastando a multidão".  

Abrir foto  

Empolgante e colorida a tradição do bairro São Francisco foi retratada no corredor da folia com belas fantasias, coreografias e muita emoção que tomou conta dos foliões na primeira noite do Carnapauxis. 

Abrir foto  

Estreando como Porta-Estandarte, a jovem Tais Marialva Rodrigues de 21 anos, descreveu a emoção de conduzir o pavilhão do bloco do coração. 

Abrir foto  

“É uma satisfação pra mim representar o Bloco Vai ou Raxa, que é o bloco do meu bairro. Estou muito feliz em poder participar desse momento e conduzir o bloco no corredor da folia. Gratidão por tudo isso”, agradeceu Tais. 

Abrir foto  

Experiente na avenida, Patrik Siqueira, que cresceu no "Vai ou Raxa", destacou a alegria de poder contribuir com a cultura do bairro São Francisco. Patrik se apresentou junto com a dançarina Lenny Monteiro na ala da Alegria, representando o amor de carnaval e fazendo referências ao nosso ícone maior, o Mascarado Fobó. 

Abrir foto  

“O fato do bloco Vai ou Raxa ter uma história belíssima, uma história que foi construída com pessoas que dão o máximo de si para esse bloco acontecer e sair na avenida, é um motivo de orgulho. E mais um ano o Vai ou Raxa nos surpreende, seja pela multidão que acompanha, ou ainda pela organização do conjunto no corredor da folia. O povo do bairro São Francisco está de parabéns. O bloco está belíssimo e vamos aproveitar o Carnapauxis”, disse Siqueira. 

Abrir foto  

O bloco 

O bloco “Vai ou Raxa” foi fundado em 24 de fevereiro de 2006, no bairro São Francisco, ainda como bloco alternativo. Antes de ser reconhecido como oficial, sempre se apresentava com o bloco Águia Negra, no sábado de carnaval.  

Abrir foto  

Em 2015 foi promovido para desfilar entre os blocos oficiais do Carnapauxis, e ganhou a quarta-feira da semana de carnaval, fazendo a primeira apresentação como bloco oficial no ano de 2016.  

Abrir foto  

A presidente Ray Lopes, avaliou a apresentação de forma positiva. 

  

“O meu sentimento agora é de emoção, por tudo o que passamos para chegar a isso que está sendo apresentado na avenida, esse momento supera tudo. Ver tantas crianças, jovens, idosos nos procurando para somar conosco, isso para nós é muito gratificante. Sou Vai ou Raxa de coração, nessa explosão de emoções”, finalizou a presidente. 

Abrir foto  

O Carnapauxis 

O Carnapauxis é uma manifestação da cultura popular de Óbidos, município que está localizado na região do Baixo Amazonas, no Estado do Pará. Cidade onde o Rio Amazonas tem o seu desfiladeiro, na parte mais profunda mais estreita, é rica em tradições históricas e culturais. 

Abrir foto  

O Carnaval obidense sempre foi uma manifestação interessante e de cunho folclórico, tanto que tem como ícone a figura exótica e carismática do Mascarado Fobó. É no carnaval de Óbidos onde o poeta Ruy Barata iniciou suas primeiras composições musicais, compondo marchinhas para blocos. Por sua longevidade e originalidade, o Carnapauxis e seu símbolo, o Mascarado Fobó, foi reconhecido pela Lei Estadual Nº 7.225 de 24 de novembro de 2008 como “Patrimônio Imaterial, Histórico, Cultural e Artístico do Estado do Pará”. (Fonte: Semcult) 

Abrir foto  

Agenda 

Na quinta-feira, 08, a folia continua em Óbidos, com a apresentação do Bloco Mirim Unidos do Umarizal, o bloco tradicionalmente se apresenta na quinta-feira de Carnapauxis, tendo como público principal, as crianças. 

  

Por: Marcos Cantuário, com fotos de Odirley Santos/Ascom-PMO 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil