Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 23 de Abril de 2024 - 19:46
17/05/2022 as 14:32 | Por Redação |
Chamada pública apoiará projetos de organizações das Flonas Tapajós, Trairão e Itaituba I
Edital beneficiará projetos voltados às cadeias de valor de base comunitária de produtos florestais não madeireiros
Fotografo: Reprodução
Projetos de produtos florestais não madeireiros como castanhas, andiroba, açaí, babaçu, sementes, palhas, cipós e agricultura podem receber apoio

Organizações agroextrativistas e de populações tradicionais das Florestas Nacionais do Tapajós, Trairão, Itaituba I e entorno, que trabalham com produtos florestais não madeireiros como castanhas, andiroba, açaí, babaçu, sementes, palhas, cipós e agricultura, poderão receber apoio do Projeto Tapajós Sustentável e Resiliente, executado pela Conservação Internacional (CI) para aprimorar e expandir suas atividades na região.  

 

A chamada para projetos recebe recursos do Fundo Amazônia/BNDES e apoiará organizações de base comunitária que busquem o fortalecimento das cadeias de valor de produtos florestais não madeireiros da sociobiodiversidade e que tenham como base o uso sustentável, a floresta em pé, as vocações econômicas locais e a conservação da biodiversidade. A duração do projeto pode ser de até dez meses. 

 

“É uma oportunidade dessas organizações elaborarem suas propostas, submetê-las para avaliação e as propostas classificadas poderão acessar recursos que variam de R$ 100 a 700 mil. Portanto, essas organizações devem ficar atentas ao lançamento da chamada pública e elaborar suas propostas” - esclareceu o diretor executivo do INIAMA, Cássio Pereira. 

 

A CI-Brasil promoveu oficinas para orientar os interessados em como elaborar suas propostas. A primeira foi realizada em 19 de março na comunidade de Jamaraquá na Flona Nacional do Tapajós, a segunda oficina ocorreu no período de 01 a 04 de abril na comunidade de São Mateus no entorno da Flona Trairão, e a última rodada foi realizada nas comunidades Pedreira e Tauari da Flona do Tapajós, entre os dias 09 a 13 de abril, explicou a engenheira florestal da CI Brasil, Andreia Araújo: “Foram encontros importantes e produtivos para esclarecer dúvidas dos extrativistas nas regiões”.  

 

Por: Assessoria de Imprensa 

Fonte: Portal Santarém 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil