Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 17 de Abril de 2024 - 00:05
20/03/2024 as 09:53 | Por Redação |
Carlos Martins reforça Campanha Março Lilás para a saúde da mulher
Dr. Carlos Martins, que é médico, explicou que o câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente do vírus do HPV
Fotografo: Reprodução
Parlamentar mostrou preocupação com os dados de exames de Papanicolau realizados em Santarém nos últimos anos.

Na sessão de terça-feira (19), na Câmara Municipal de Santarém, o vereador Dr. Carlos Martins, líder do PT na Casa, reforçou na tribuna a “Campanha Março Lilás - Saúde Feminina e Prevenção do Câncer de Colo do Útero”. O parlamentar demonstrou preocupação com os dados de exames de Papanicolau (que ajudam a detectar a infecção causada pelo HPV e possíveis alterações no colo do útero) realizados em Santarém nos últimos anos. 

 

“Neste mês de março nós precisamos conscientizar, falar sobre esse assunto para que as mulheres possam buscar a prevenção. Em 2022 a meta era garantir que 80% das mulheres com idade de 25 a 64 anos pudessem realizar os exames preventivos, mas só conseguimos alcançar 13%”, explicou Carlos Martins.  

 

Dr. Carlos Martins, que é médico, explicou que o câncer do colo do útero, também conhecido como câncer cervical, é causado pela infecção persistente do vírus do HPV, o Papilomavírus Humano, que pode provocar alterações celulares que aumentar as chances do desenvolvimento do câncer do colo do útero. Ainda segundo o vereador, outros fatores podem favorecer o desenvolvimento desse tipo de câncer, como outras DSTs, tabagismo e várias gestações. 

 

A principal forma de prevenir o câncer de colo do útero é através do exame papanicolau, que mostra se há alguma infecção ou variação. Apesar de ser uma doença grave, quando o diagnóstico é precoce, as chances de cura são grandes. Com os exames realizados de forma periódica, é possível identificar o tumor ainda em fase inicial, melhorando as chances de sucesso no tratamento. 

 

Por Keliane Tomé – Assessora de Imprensa do vereador Carlos Martins 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil