Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 - 09:09
26/07/2023 as 17:03 | Por Redação |
Barco leva cinema itinerante para 12 cidades ribeirinhas do estado do Pará
Projeto Cine Energia tem o patrocínio da Equatorial Pará,
Fotografo: Reprodução
Projeto promove mostra de cinema com filmes e atividades de promoção dos direitos humanos na Amazônia.

De julho a setembro de 2023, o projeto “Cine Energia” levará a 12 cidades ribeirinhas paraenses uma expedição fluvial e itinerante de cinema, com o patrocínio da Equatorial Pará.  O projeto, que tem a embarcação “O Marujo” como veículo nos rios da Amazônia, vai exibir uma mostra com filmes e realizará, também, atividades de promoção de direitos humanos como oficinas de formação e iniciação aos conteúdos audiovisuais. O primeiro município a receber a ação será Juruti, de 26 de julho a 1º de agosto.
 
O principal objetivo do projeto é democratizar o acesso ao cinema, através da exibição gratuita de filmes nas orlas, portos e praças das cidades visitadas, e assim levar a sétima arte para um público que tem pouco ou nenhum contato com os cinemas.
 
Os filmes que fazem parte do circuito são essencialmente educativos, nacionais e com temáticas diversas, direcionadas à todas faixas etárias, como explica André Monteiro, coordenador do projeto.
“Em alguns lugares em que vamos ancorar, vamos atender comunidades ribeirinhas isoladas, como aldeias indígenas e populações quilombolas, que jamais tiveram acesso ao cinema. E a ideia é utilizar o cinema como ferramenta de articulação, de entretenimento e de transmissão de conhecimento, provocando reflexões e enriquecendo o repertório cultural dessas comunidades”, comenta André.
 
Para Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, o “Cine Energia” tem uma função social muito importante que é a de democratização da cultura, pilar que a distribuidora apoia e incentiva.
“A Equatorial Pará acredita que a arte é fundamental para todos os públicos. Por isso, a empresa patrocina projetos que prezam pela descentralização das ações, como ocorre com o ‘Cine Energia’. Somos a maior patrocinadora de cultura do estado e esperamos estar cada vez mais perto das comunidades com iniciativas que impactem positivamente as comunidades”, enfatiza Michelle.
 
Depois de Juruti, o projeto vai passar por Oriximiná, Óbidos, Curuá, Alenquer, Belterra, Santarém, Monte Alegre, Prainha, Almerim, Porto de Moz e Gurupá.
 
Os interessados em participar das oficinas devem entrar em contato com a coordenação do projeto, através de envio de mensagens pelo número (91) 98909-8445 e realizar a inscrição. Os vídeos produzidos pelos participantes ao longo das oficinas nos municípios serão exibidos no último dia de programação de cada cidade, em uma mostra audiovisual realizada pelos próprios participantes.
 
Confira o calendário:
1 – Juruti Velho
Período: 26, 27, 28 e 29 de julho
1 – Juruti
Período: 31 de julho e 01 de agosto
2 – Oriximiná
Período: 03 a 05 de agosto
3 – Óbidos
Período: 07 a 09 de agosto
4 – Curuá
Período: 11 a 13 de agosto
5- Alenquer
Período: 14 a 16 de agosto
6– Belterra (aldeias indígenas)
Período: 18 a 20 de agosto
7 – Santarém (Alter do Chão e comunidades ribeirinhas)
Período: 21 a 23 de agosto
8– Monte Alegre
Período: 25 a 26 de agosto
9 – Prainha
Período: 27 a 29 de agosto
10 – Almerim
Período: 30 de agosto a 01 de setembro
11 – Porto de Moz
Período: 03 a 05 de setembro
12 – Gurupá
Período: 07 a 09 de setembro
 
Por: Assessoria de Imprensa
Fointe: Portal Santarém




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil