Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Terça-Feira, 28 de Maio de 2024 - 06:45
13/03/2024 as 16:32 | Por Redação |
Atendimentos da campanha “Março Azul” desafogam fila de espera do TFD em Óbidos
Desde terça-feira, 12, estão sendo realizados exames de endoscopia digestiva alta, ultrassom e consultas com especialistas em gastroenterologia,
Fotografo: Reprodução
Além de exames de colonoscopia, ação está atendendo demandas de exames de endoscopia digestiva alta

A campanha “Março Azul” está deixando um legado muito positivo para o município de Óbidos, oeste do Pará. Além de trazer para a população mais de 400 atendimentos com os melhores profissionais do país, e uma atenção voltada, especialmente, para a prevenção ao câncer colorretal, as ações da campanha estão contribuindo para aliviar a fila de espera dos pacientes que aguardam vez para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD). 

Abrir foto  

Atendimentos 

Desde terça-feira, 12, estão sendo realizados exames de endoscopia digestiva alta, ultrassom e consultas com especialistas em gastroenterologia, no Barco Hospital Papa Francisco, no porto da cidade.  

Abrir foto  

Os atendimentos são pré-agendados, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), e se estenderão até a próxima quinta-feira (14). 

Abrir foto  

TFD 

De acordo com a enfermeira Santana de Cássia, coordenadora do TFD no município, alguns pacientes atendidos na ação, aguardavam há meses o agendamento destes exames no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA).  

  

“Durante esta campanha o município de Óbidos também foi contemplado com a realização de exames de Endoscopia Digestiva Alta [exame utilizado para descobrir a causa de problemas digestivos como dores abdominais, queimação e refluxo, entre outros]. Na Fila de espera do TFD estávamos com 85 pessoas aguardando por este agendamento para realização do procedimento que também é regulado para o município de Santarém com a cota de quatro exames mensais, e com essa campanha, 55 pacientes realizaram este exame, nos dias 12 e 13 de março”, informou a coordenadora. 

Abrir foto  

Além dos exames de endoscopia digestiva alta, foram realizadas 36 consultas com especialista em gastroenterologia e 96 exames de ultrassom. 

  

Saldo da Campanha “Março Azul” 

De acordo com a Semsa, a campanha “Março Azul” 2024,  oportunizou aos pacientes que deram entrada em processos de TFD para realização dos exames de colonoscopia, a possibilidade, de fato, de serem atendidos no conforto de seu próprio município, desta forma, diminuindo a fila de espera para realização destes exames, que são regulados para serem realizados no HRBA. 

Abrir foto  

Segundo a Semsa, a cota de colonoscopia é de 5 agendamentos mensais para o município de Óbidos, e a fila de espera possuía mais de 40 pessoas aguardando pelo exame. 

Abrir foto  

Apoio 

As ações que estão sendo realizadas no âmbito da campanha “Março Azul” contam com o apoio conjunto da ONG Zoé, Santa Casa de Misericórdia, Barco Hospital Papa Francisco e Prefeitura de Óbidos. 

  

Por: Marcos Cantuário, com fotos de Odirlei Santos/Ascom/PMO 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil