Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 14:40
27/07/2022 as 11:12 | Por Redação |
Associação de Moradores e Produtores Rurais de Perema promove o 1° Festival do Limão
O evento será sábado (30), com atrações culturais, esportivas e vendas de comidas
Fotografo: Reprodução
O objetivo é fortalecer a cultura do limão e valorizar os produtores da comunidade

Com o objetivo de fortalecer a cultura do limão e valorizar os produtores rurais, a Associação de Moradores e Produtores Rurais da Comunidade Perema (Amoprupe), promove no dia 30 de julho o seu 1° Festival do Limão. O evento também é uma forma de homenagear os primeiros agricultores que povoaram a comunidade, hoje também conhecida como “terra do limão”. Perema se destaca na plantação e comercialização da fruta, que gera emprego, renda para as famílias e fortalece a economia local.  

Abrir foto 

Valéria Figueira - Presidente da Amoprupe 

 

A comunidade está localizada na zona rural do município, distante 17 km do centro urbano, na margem da rodovia estadual PA-370, a Santarém/Curuá-Una. Perema foi fundada por volta de 1892 e atualmente 380 famílias vivem no lugar. O cultivo do limão começou em 1988 e logo depois se expandiu. A produção em grande escala tinha como principal destino o estado do Amazonas e depois ganhou espaço nas feiras e mercados de Santarém. Hoje, toda a produção é vendida no próprio município.  

 

O agricultor Edivaldo Alves foi o primeiro produtor de limão na comunidade Perema. Já são 34 anos em atividade, o que tem garantido renda para o sustento da sua família. “Começamos lá atrás, bem cedo, com pouco e conseguimos aumentar a produção. Era a única forma de sustentar a família na época. O limão exige muita dedicação. E a gente vendia tudo, levava para Manaus. Hoje tudo é vendido aqui, graças a Deus. A gente fica muito feliz com a ideia do festival, de valorizar nós produtores”, afirmou.  

 

Atualmente, 30 agricultores trabalham diretamente com o cultivo do limão. Para a presidente da Amoprupe, Valéria Figueira, o festival é uma oportunidade de integrar a comunidade e celebrar a produção anual dos produtores. “A ideia é justamente valorizar o potencial da comunidade em termos de produção. Aqui o limão se destaca, temos agricultores que se destacam e nada mais justo que celebrar a produção. Convidamos toda a comunidade a participar desse momento conosco”, destacou. 

 

Produção do limão  

Os agricultores produzem o Limão Taiti. No Brasil, é uma das espécies cítricas de maior importância comercial, estimando-se que sua área plantada atualmente ultrapasse 30 mil hectares. O estado de São Paulo é o primeiro produtor nacional, contribuindo com quase 70% do total. É uma planta de porte médio a grande, vigorosa e quase sem espinhos. A folhagem é verde densa, com folhas de tamanho médio.  

 

Cada pé rende em torno de 150 quilos de frutos. Plantados em épocas diferentes com o objetivo de se escalonar a produção, é possível colheita o ano inteiro, ainda que no inverno, quando a produtividade diminui.  

 

Culinária e saúde  

O suco do limão tahiti “in natura” é usado em culinária, na limpeza e preparo de alimentos (carnes, massas, bolos, confeitos). Componente básico da brasileiríssima caipirinha, o limão tahiti é um fruto tropical de ampla utilização.  

 

Além do uso na culinária e preparo de bebidas, o limão tahiti é utilizado na produção de suco concentrado. A indústria de suco utiliza de 40% a 50% do fruto, sendo o restante considerado resíduo industrial.  

 

Esse resíduo contém pectina, vitamina C e fibras, que os tornam matéria-prima para as indústrias alimentícia, farmacêutica e de rações. O óleo essencial da casca é um produto altamente valorizado, com uso amplo na indústria farmacêutica e de refrigerantes.  

 

Programação oficial  

30/07 - (sábado)  

14h00 - Abertura com venda de iguarias  

14h30 - Quadrangular esportivo  

18h00 - Fala de autoridades locais  

18h30 - Desfile da rainha do festival  

19h00 - Projeto Canta Comunidade  

21h00 - Seresta no barracão comunitário  

00h00 - Encerramento  

 

Texto de Adonias Silva/Assessoria Associação de Moradores e Produtores Rurais de Perema - Amoprupe 

Fonte: Portal Santarém  

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil