Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 11:20
17/04/2022 as 08:54 | Por Redação |
Após denúncia de Cacica Juma, Força Tarefa apreende balsa na Terra Indígena Xipaya em Altamira (PA)
Na tarde de 14 de abril, os garimpeiros começaram a adentrar o rio Iriri às margens da TI Xipaya com dezenas de balsas de garimpo ilegal.
Fotografo: Reprodução
Força Tarefa formada por agentes da PF e ICMBIo apreendeu uma balsa, na tarde de sábado, 16

Três dias depois da Cacica Juma Xipaya denunciar a invasão de garimpeiros na Terra Indígena (TI) Xipaya, no Município de Altamira, no Pará, uma Força Tarefa formada por agentes da Polícia Federal e fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIo), apreendeu uma balsa, na tarde de sábado, 16. 

 

Cacica Juma denuncia invasão de garimpeiros na Terra Indígena Xipaya em Altamira (PA). Em vídeo publicado em redes sociais, na noite de quinta-feira, 14, a cacica Juma denunciou a ação de balsas.  

 

Na tarde de 14 de abril de 2022, segundo Juma, os garimpeiros começaram a adentrar o rio Iriri às margens da TI Xipaya com dezenas de balsas de garimpo ilegal. Ao avistarem os indígenas, eles os ameaçaram de morte e seguiram avançando pelo território. 

 

Homologada no ano de 2012, a TI Xipaya tem cerca de 200 moradores em diversas aldeias espalhadas pelo território.  

 

De acordo com Juma, se trata de um local isolado, às margens do rio Iriri, onde os indígenas ainda viviam relativamente afastados das constantes invasões que vêm ocorrendo em territórios indígenas por toda a Amazônia.  

 

"É necessário atitude imediata das autoridades para que mais uma tragédia de ataque às comunidades indígenasnão ocorra", argumentou Juma. 

 

De acordo com os indígenas, entre as balsas, uma delas que saiu do Município de Novo Progresso, no Pará, invadiu a TI Xipaya, no rio Iriri, e começou a destruir uma ilha para mineração. 

 

Ainda segundo os indígenas, o morador, Francisco Kuruaya, pai da Cacica Juma, foi averiguar o local e sofreu uma tentativa de homicídio.  

 

Juma alertou que lideranças e guerreiros indígenas estão se dirigindo ao local, onde corre o risco de haver um confronto sangrento. 

 

Assista o vídeo:

ttps://youtu.be/ZRJy0wwVs7g

 

A Polícia Federal informou que a própria entidade, o ICMBio, ligado ao Ministério do Meio Ambiente, o Ibama, a Força Nacional e a Fundação Nacional do Índio (Funai) estão em ação para reprimir qualquer atentado aos direitos da comunidade indígena Xipaya e infrações a crime ambientais. Estes órgãos, diz a corporação, mantêm trabalhos ostensivos na região de Itaituba, Altamira, Novo Progresso e São Félix do Xingu, no Pará, no contexto da operação Guardiões do Bioma. 

 

Por: Manoel Cardoso 

Fonte: Portal Santarém 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil