
Conhecida mundialmente como o 'Caribe da Amazônia', a Vila Balneária de Alter do Chão, distante 37 quilômetros de Santarém, oeste do Pará, vive o clima de um dos maiores eventos culturais da região Norte do Brasil, o Festival do Sairé.
O evento acontece de 14 a 18 de setembro deste ano, reunindo rituais religiosos, na Praça do Sairé, e profanos, no Sairódromo, onde será realizada a disputa dos botos Tucuxi e Cor de Rosa.
Para este ano, segundo a Secretaria Municipal de Turismo (Semtur), estão sendo aguardados mais de 100 mil visitantes, durante os 5 dias do Festival, em Alter do Chão, que em 2023 completa 50 anos de sua retomada, que aconteceu em 1973.
São Paulo, de acordo com a Semtur, lidera o número de visitantes para a Região Metropolitana de Santarém (RMS).
BUSCA DOS MASTROS
O tradicional Cortejo Fluvial e Busca dos Mastros, que antecedem a Festa do Sairé, Serão realizados na manhã deste sábado, 09, na Vila Balneária, onde reunirá moradores e visitantes desde as primeiras horas da manhã. O evento que antecede o Festival, faz parte da tradição do rito religioso e movimenta a Vila.
DISPUTA DOS BOTOS
O boto Tucuxi se apresentará na sexta-feira, dia 15 de setembro, às 21h. No sábado, 16, será a vez do boto Cor de Rosa, também às 21h, no Lago dos Botos.
Segundo a coordenação, vai haver o retorno do item galera, que avalia a organização e animação das torcidas. O resultado será conhecido na segunda-feira,18 de setembro, após a apuração que começa às 17h, em Alter do Chão.
Assista o vídeo:
https://youtu.be/bBwgzfUG3So?si=PsqyWkcEuvEpXiwv
Por: Manoel Cardoso
Fonte: Portal Santarém