Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quarta-Feira, 21 de Fevereiro de 2024 - 08:56
14/11/2023 as 08:30 | Por Redação |
1ª Conferência Municipal de Educação de Mojuí discute propostas e políticas públicas
Foram escolhidas as propostas e eleitos os delegados para a conferência estadual de educação
Fotografo: Reprodução
Abertura da 1ª Conferência Municipal de Educação de Mojuí dos Campos

A Prefeitura de Mojuí dos Campos, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã e tarde de sábado (11), a 1ª Conferência Municipal de Educação (COMED-2023). O evento, realizado na escola estadual Governador Fernando Guilhon, no bairro Centro, teve como objetivo discutir propostas e políticas públicas de educação para os próximos 10 anos. Além disso, foram eleitos os delegados para a conferência estadual de educação, que será realizada em Belém. 

 

A Conferência teve como tema central o Plano Nacional de Educação 2024-2034: Política de Estado para garantia da educação como direito humano com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável. O Plano representa uma estratégia de longo prazo para orientar as políticas educacionais, e estabelece metas e diretrizes para promover melhorias no sistema educacional brasileiro ao longo dos próximos dez anos, abrangendo desde o acesso à educação até a qualidade do ensino. 

 

Após o credenciamento dos participantes, ocorreu a composição da mesa de abertura e fala das autoridades. Em seguida, o evento contou com apresentações culturais e leitura e aprovação do regimento geral e palestra magna. Depois, a divisão dos grupos para a elaboração das propostas para cada um dos eixos temáticos. Ao final, ocorreu a apresentação, votação e aprovação das propostas, e a eleição dos delegados que irão representar o município na conferência estadual de educação. 

 

A palestra magna foi ministrada pelo professor José Williams da Silva Valentim, mestre em educação, membro do Fórum Municipal de Educação de Santarém. Ele abordou sobre os desafios da educação nos municípios brasileiros e a importância das políticas educacionais no país. Também falou sobre a importância do Plano Nacional de Educação (PNE), que estabelece metas e estratégias para garantir e assegurar o acesso à educação de qualidade no Brasil até 2024. 

 

"Essa conferência representa um passo importante para a educação de Mojuí dos Campos, um espaço democrático de debates em prol do futuro da nossa educação. A partir daqui, vamos avaliar as nossas ações e traçar metas para os próximos dez anos. Já avançamos muito e vamos continuar avançando, seja na qualidade do ensino, seja na melhoria da infraestrutura das escolas e na valorização dos profissionais", destacou a secretária municipal de educação, Elizangela Bezerra. 

 

"A conferência de educação é de extrema importância, pois proporciona um espaço para discutir políticas e estratégias educacionais, promovendo a participação da comunidade escolar na formulação de diretrizes. Temos feito um trabalho abrangente na nossa educação, fortalecendo o nosso sistema educacional, contribuindo assim para o desenvolvimento do nosso município. Essa conferência vai contribuir com o trabalho da nossa gestão", afirmou o prefeito Marco Antônio Lima. 

 

Participação - A 1ª Conferência Municipal de Educação (COMED-2023) contou com a participação do prefeito Marco Antônio Lima, da secretária municipal de educação, Elizangela Bezerra, da presidente da Comissão Temporária da COMED, Glicilene Evaristo, e representantes do Conselho Municipal de Educação (CME), professores, diretores de escolas, servidores, membros da sociedade civil, instituições públicas e privadas, além de convidados. 

 

Texto de Adonias Silva, com fotos de Silvágner Grigório 
Fonte: Portal Santarém  

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil