Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 13:54
03/08/2021 as 14:23 | Por Redação |
Volta às aulas: Prefeitura de Santarém alinha protocolos do transporte escolar
Alunos da rede municipal de ensino voltam às escolas no próximo dia 9 de agosto
Fotografo: Reprodução
Mais de 7 mil alunos utilizam o recurso municipal

Os alunos da rede municipal de ensino voltam às escolas no próximo dia 9 de agosto, e por isso desde a última segunda-feira (2), coordenadores e professores estão reunindo-se nas instituições em preparo para o volta às aulas presenciais. Com isso, o Núcleo de Transporte e Logística (NTL) da Secretaria Municipal de Educação (Semed)/Prefeitura de Santarém também está alinhando o retorno das atividades uma vez que mais de 7 mil alunos utilizam o transporte escolar. 

Na última sexta-feira (30.07), o NTL reuniu todos os motoristas de ônibus escolares, pilotos de lanchas e representantes das empresas terceirizadas prestadoras do serviço. Cerca de 2 mil alunos são atendidos em frota própria da Prefeitura com o uso de lancha e ônibus e outros mais de 5 mil alunos na terceirizada.   

“Já estamos passando as informações referentes ao transporte escolar preparando nossos pilotos de lancha, motoristas e monitores que acompanham o dia a dia das crianças”, disse a Secretária de Educação Maria José Maia. 

 

Motoristas de ônibus, pilotos de lanchas e representantes de empresas prestadoras do serviço durante reunião 

O coordenador do NTL da Semed, Adson Pinto, explicou que as reuniões ocorreram em dois momentos. “Primeiro reunimos com representantes das empresas que prestam o serviço terceirizado para a Semed e, em seguida, com os servidores que estarão retornando às atividades escolares. Além das boas vindas, repassamos orientações quanto aos protocolos de segurança que os mesmos deverão seguir dentro do transporte escolar”, informou Adson. 

Aos servidores, foram repassadas orientações administrativas em relação às funções de cada um e também quanto aos protocolos de segurança que os mesmos deverão seguir priorizando a saúde dos alunos. 

Entre as principais orientações repassadas quanto aos protocolos de segurança, estão: 

      Usar máscara, obrigatoriamente; 

      Evitar tocar olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos; 

      Deixar as janelas dos transportes abertas, quando possível; 

      Acomodar-se intercalando um assento ocupado e um livre; 

      Higienizar as mãos com álcool em gel 70% durante o percurso; 

      Fazer a higienização das mãos, assim que entrar na escola; 

Em relação aos ramais, o coordenador informou ainda que um levantamento está sendo feito para saber as condições de trafegabilidade. 

“Nossa região é muito extensa e nós estamos fazendo esse levantamento para verificar a trafegabilidade dos ramais na zona rural. Se precisar estaremos atuando em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura (Semap) responsável por garantir as boas condições de tráfego das estradas rurais”, concluiu Adson. 

Atualmente, a Semed conta com uma frota de: 

      24 ônibus grandes (50 lugares) 

      8 micro-ônibus comuns (32 lugares) 

      10 micro-ônibus especiais 

      15 lanchas grandes (30 Lugares) 

      11 lanchas pequenas (20 Lugares) 

      6 veículos utilitários 

      1 caminhão baú (Carga seca) 

      1 caminhão baú (Refrigerado) 

A retomada das aulas se dará com planejamento para o ensino híbrido, com retorno gradual, reduzindo o número de alunos em sala de aula, dividindo em grupos que se revezarão em atividades presenciais e não presenciais. Quando necessário, haverá redução de alunos por turmas. 

Por: Ronnie Dantas/ Semed 

Fonte: Portal Santarém  

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil