Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 16:18
21/07/2021 as 10:54 | Por Redação |
Volta às aulas da rede municipal obedecerá a protocolos sanitários e de biossegurança
Os protocolos foram anunciados na terça (20), por meio de uma Coletiva à imprensa
Fotografo: Reprodução
Secretária Maria José Maia pontua medidas de segurança que serão obedecidas: volta às aulas

A Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), detalhou na manhã de terça-feira (20) a Proposta de Retorno das Aulas Presenciais Gradual e Seguro na Rede Municipal de Ensino de Santarém. 

As informações sobre o retorno às aulas foram repassadas à Imprensa local por meio de uma Coletiva realizada no auditório da Semed e contou com a presença da Secretária de Educação Maria José Maia, da assessora para assuntos educacionais da Semed, Gerusa Vidal, Danilo Aguiar, do setor jurídico da Semed, além de Marcelino Xavier, da Divisão de Vigilância em Saúde (Divisa). 

Conforme decreto assinado na última quarta-feira (14) pelo Prefeito Nélio Aguiar, as aulas presenciais nas instituições de ensino da rede municipal retornam no próximo dia 2 de agosto de forma gradual, facultativo e intercalados das aulas. 

A proposta de retorno gradual, seguro e facultado das atividades escolares foi aprovada por unanimidade pelo comitê intersetorial e posteriormente aprovada pelo comitê de crise do município e homologada pelo Conselho Municipal de Educação. 

Conforme o Art 4º do Decreto, as instituições que optarem pelo retorno às aulas presenciais deverão garantir a flexibilização curricular, com a oferta simultânea do ensino presencial e não presencial para os alunos. 

Nesse sentido, a Semed elaborou uma Proposta de Retorno às Aulas Presenciais com um rígido Protocolo que irá garantir a segurança tanto de alunos quanto de professores e demais servidores. Ficará a critério de cada escola definir como os pais serão informados a respeito do protocolo uma vez que depende da especificidade de cada escola. 

A retomada das aulas se dará com planejamento para o ensino híbrido, com retorno gradual, reduzindo o número de alunos em sala de aula, dividindo em grupos que se revezarão em atividades presenciais e não presenciais. Quando necessário, haverá redução de alunos por turmas. 

Quanto ao número de alunos, a Semed propõe: 

- Turmas com até 15 alunos: retorno completo de todos os alunos (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos). 

- Turmas com mais de 15 alunos: Divisão da turma em dois grupos (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos). 

Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano): 

- Para as turmas divididas: aulas para cada grupo dois dias da semana alternados ou consecutivos, se segunda a quinta. Às sextas-feiras serão dedicadas aos alunos com necessidade de reforço escolar independente do grupo de atividades. (ensino presencial e não presencial – com uso de estudos dirigidos). 

Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9 º ano): 

- Para turmas divididas: cada grupo terá uma semana de aulas presenciais e outra semana de aulas não presenciais. 

O retorno será facultado, ou seja, nenhum aluno será obrigado a retornar à rotina de aulas presenciais. Os pais que não se sentirem seguros em levar os filhos para aulas presenciais, a instituição de ensino deverá assegurar a opção em permanecer com aulas remotas; 

O Prefeito Nélio Aguiar destacou que a volta às aulas também se dá atendendo a uma recomendação do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). 

“Essa decisão de retorno das aulas de forma segura é também atendendo a uma recomendação do próprio Unicef  que tem externado no mundo inteiro essa preocupação pelo prejuízo que estão tendo as crianças, mesmo tendo alguns modelos não presenciais a gente sabe que existem dificuldades, muitas crianças não tem internet ou acesso a tablets e computadores, entre outras dificuldades que surgem e é importante que a gente possa fazer esse retorno de forma presencial, segura, pra garantir o direito à educação de nossos alunos. 

O coordenador do Núcleo Técnico de Vigilância em Saúde da Divisa, Marcelino Xavier, também participou da coletiva. Segundo ele, o retorno às atividades foi minuciosamente estudado e está amparado nos dados epidemiológicos. 

“Esses protocolos foram estudados minuciosamente pela nossa equipe técnica justamente pra garantir de forma direcionada essa retomada às atividades educacionais no município de Santarém pautado também nos dados epidemiológicos do município, o avanço da vacinação e a queda dos casos não confirmados, disse. 

A Secretária de Educação de Santarém Maria José Maia disse desejar um retorno seguro e tranquilo para as crianças. 

“A expectativa, tanto minha quanto dos demais servidores e funcionários das escolas é que seja um retorno seguro depois dessa pandemia em que vimos a vulnerabilidade da vida temos que garantir um retorno seguro para nossas crianças assim como garantir o direito à educação de qualidade e essa aprendizagem de maior eficácia se dá com professor e aluno presentes em sala de aula”, completou a Secretária. 

Por: Ronnie Dantas/Seduc/PMS 

Fonte: Portal Santarém 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil