Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 07:06
04/03/2020 as 14:43 | Por Da Redação |
Vereador pede a inclusão da UFOPA e UEPA no programa Forma Pará
Programa visa dar mais oportunidade de formação superior onde não há campi universitários
Fotografo: Reprodução
Dayan Serique encaminhou indicação ao secretário de governo Henderson Pinto

O vereador Dayan Serique encaminhou ao Secretário Regional de Governo, Henderson Pinto uma indicação para ser analisada junto a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECT) a respeito da inclusão das universidades locais UFOPA e UEPA ao Programa Forma Pará.

Programa é uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Sectet, que visa dar mais oportunidade de formação superior para a população de municípios e localidades onde não há campi universitários ou onde o curso ofertado não existe).

O edital 002/2020 - do processo seletivo especial do projeto Forma Pará, contemplou apenas os municípios de Bagre e Curuçá, no nordeste do estado Tendo em vista que a região oeste do Pará é uma área grande e carente de oportunidades na formação superior, em especial nas cidades que estão distantes da região metropolitana de Santarém.
Diante desse fato e tendo em vista a importância da execução de políticas públicas voltadas para a inclusão no ensino superior, o parlamentar pede o apoio dos colegas da casa para que a população possa ter acesso ao ensino técnico e profissionalizante de qualidade.
Sobre o programa - o “Forma Pará” foi lançado em 2019 e foram ofertadas mil vagas em 20 turmas, distribuídas por 16 municípios. Este ano serão alcançados pelo menos mais sete cidades que ainda não haviam sido atendidas, além de novos cursos em municípios já contemplados. A meta é atingir 40 cidades até 2022, com a oferta de 80 turmas, chegando a um total de 4 mil novos profissionais de nível superior formados pelo projeto. Com informações da Ascom/CMS.

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil