Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 18 de Abril de 2024 - 19:25
19/10/2020 as 11:40 | Por Redação |
Valdir Matias Jr: "No meu governo, o jovem terá papel central na gestão municipal"
Em sua gestão, o turismo será trabalhado dentro de uma visão estratégica, sistêmica, mercadológica e empreendedora
Fotografo: Reprodução
Candidato do PV afirma que no seu governo dará mais atenção aos pescadores artesanais

O candidato do Partido Verde (PV) à prefeitura de Santarém, no oeste do Pará, Valdir Matias Jr, em entrevista à nossa reportagem, fala dos projetos que apresentou na Câmara Municipal de Santarém e de suas propostas para Santarém. Valdir Matias Jr ´r formado em Economia pela Universidade Federal do Pará (UFPA), com pós-graduação em Auditoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Já foi professor universitário e é Auditor Fiscal do Município. Atualemnte exerce o cargo de vice-presidente da Câmara de Vereadores, foi Secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento e Secretário Municipal de Turismo. Foi eleito pela 1ª vez como Vereador em 2004 e está há 4 mandatos no cargo. Com essa vasta experiência na política, se lançou candidato a Prefeito de Santarém, pelo PV, no intuito de contribuir para o avanço do Município, a partir de um plano de desenvolvimento sustentável pensando em todos os setores.
Veja alguns projetos e proposta de Valdir Matias Jr:
É de autoria de Valdir Matias Jr a Lei Municipal n° 17.911/2005 que pune estabelecimentos bancários que não cumprirem o tempo que os clientes passam em filas no interior das agências. A lei estipula o tempo de espera em 30 minutos em filas em dias normais e 45 minutos em vésperas e depois de feriados, e todo e qualquer cidadão que se sentir prejudicado deve denunciar as agências ao Procon e ao Poder Judiciário. A Lei das Filas é instrumento útil na proteção do direito dos consumidores de Santarém e já foi objeto de ação que resultou em indenização por dano moral a um cidadão santareno que teve seu direito violado.
"Com a formação que possuo na área de Economia e Auditoria e a experiência no serviço público junto à população como Vereador e Secretário Municipal, acredito que podemos pôr em prática o projeto de uma gestão eficiente, sustentável e inclusiva. Santarém merece mais!", declarou.
Valdir Matias Jr disse que durante seu mandato como Vereador, propôs a lei que proíbe a entrada, permanência e a circulação de veículos automotores em praias de Santarém. Essa lei busca proteger os moradores e banhistas nessas áreas, que costumam ser usadas para o lazer. Há exceções, no entanto, para circulação de veículos à serviço de órgãos policiais, públicos e de proteção ao meio ambiente, ambulâncias ou prestação de socorro. Quem desobedece a lei, tem que pagar multa, valor esse que é destinado ao Fundo Municipal do Meio Ambiente.
"Durante meus quatro mandatos como Vereador, defendi o desenvolvimento sustentável através de iniciativas que beneficiaram a população e o meio ambiente, dentre elas as mobilizações para evitar a ocorrência de queimadas urbanas e o descarte correto de resíduos sólidos possibilitando a coleta e reciclagem desses materiais. Aprovamos leis referentes ao uso de sacolas ecológicas e a proibição de veículos nas praias de Santarém. Também são de minha autoria os requerimentos para boas práticas de manuseio de agrotóxicos em atividades rurais e a fiscalização quanto a extração de areia na serra do Índio, no Cucurunã", informou.
A coleta e tratamento de esgoto, a distribuição de água potável e a coleta de lixo são atribuições indispensáveis à gestão municipal quando se fala em saneamento básico, que impactam diretamente na saúde da população. O ineficiente serviço prestado atualmente e o pouco compromisso com a pauta fazem com que, até hoje, Santarém tenha lixões a céu aberto. Valdir Jr falou que em sua gestão, proporá uma administração integrada para modernizar a gestão do aterro sanitário, além da implantação de um sistema moderno de gerenciamento dos resíduos sólidos com tratamento adequado para o lixo e esgoto, alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
A vocação de Santarém para o turismo é inegável. Além dos atrativos naturais, como Alter do Chão, o Encontro das Águas e as Unidades de Conservação, temos a culinária, danças, artesanato e muita história. "Temos um Plano Estratégico do Turismo (Plano Encontro), mas que, infelizmente, foi negligenciado. Em nossa gestão, o turismo será trabalhado dentro de uma visão estratégica, sistêmica, mercadológica e empreendedora e ainda em consonância com as políticas dos governos federal e estadual e a farta oferta de recursos naturais e culturais aqui existentes", declarou o líder do PV em Santarém.
"Acredito que o jovem tem papel central na gestão do município. Apesar de não haver em Santarém uma Secretaria Municipal dedicada às demandas dessa classe, sei que é fundamental direcionar políticas específicas para o desenvolvimento da juventude, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade. É obrigação do gestor público criar, desenvolver e manter programas, ações e projetos que promovam iniciativas voltadas para esse público, ampliar as alternativas de inserção social e incentivar a participação juvenil em espaços de decisão. Me comprometo a dialogar e trabalhar em prol da juventude santarena em assuntos que possam aprimorar o desenvolvimento da boa gestão municipal, disse Valdir Matias Jr..
O candidato do PV disse que o conceito e a aplicação de desenvolvimento que defende envolve os âmbitos econômico, social e ambiental, fundamentados na sustentabilidade. "Significa dizer que acredito que uma cidade deve priorizar o bem-estar social e a garantia de um meio ambiente equilibrado, respeitando os princípios da Administração Pública e a legislação ambiental. Santarém, por exemplo, necessita de uma gestão que priorize além das pautas tradicionais como saúde e educação, o potencial que o meio ambiente proporciona para município, que tem como uma das principais atividades o turismo, utilizando racionalmente os recursos naturais, com uma economia baseada na agricultura familiar. Para mim, a qualidade de vida se mede pela dignidade da população e acesso aos serviços básicos de qualidade!, informou.
"No nosso mandato vamos dar mais atenção aos pescadores artesanais possibilitando que o trabalho desses profissionais seja valorizado. Pretendo também colocar em prática iniciativas de incentivo à piscicultura e a introdução do pescado na alimentação escolar, já que os peixes são uma fonte riquíssima de nutrientes. Tudo pensado e planejado para melhorar a vida dos santarenos", finalizou Valdir Matias Jr. 
Fonte: Portal Santarém
 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil