Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Quinta-Feira, 25 de Abril de 2024 - 17:55
24/01/2022 as 13:00 | Por Redação |
Vacinação de crianças de 05 a 11 anos segue a todo vapor em Rurópolis (PA)
Ação começou na sexta-feira (21) para crianças com comorbidades
Fotografo: Reprodução
Secretária Municipal de Saúde, Enfermeira Francisca Schommer (blusa vermelha), supervisionando o trabalho de vacinação das crianças

A Prefeitura de Rurópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), segue imunizando a população contra a covid-19 – e ampliou a vacinação para todas as crianças de 5 a 11 anos. 

 

Na última sexta-feira (21), a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a aplicação das primeiras doses pediátricas da vacina Pfizer contra a Covid-19 nos pequenos ruropolense com comorbidades. 

 

A Secretária Municipal de Saúde, senhor Francisca Schommer, esclareceu, que por recomendação, as crianças precisaram aguardar vinte minutos no local de vacinação e enquanto aguardavam, os pequenos pintaram lindos desenhos. A SEMSA informa que aguarda a chegada de novas doses para que em breve possa vacinar todo o público de 05 a 11 anos. 

 

De acordo ainda com a Secretária, Enfermeira Francisca Schommer, os profissionais de saúde responsáveis pela administração das doses pediátricas passaram por treinamento completo, uma vez que a vacina desse público é diferente do grupo geral. Isso porque, ao invés de 0,5 ml, as crianças receberão 0,2 ml em cada dose, sendo duas no total. O intervalo entre uma e outra aplicação é de oito semanas. 

 

PONTOS DE ATENÇÃO! 

A vacina Covid-19 em crianças não deve ser administrada juntamente a outras vacinas do calendário infantil, por precaução, sendo recomendado intervalo de 15 dias. 

 

As crianças que completarem 12 anos entre a primeira e a segunda dose, permanecem com a dose pediátrica da Pfizer.  

 

Principais sintomas passíveis de ocorrer depois de receber a dose: locais (dor, inchaço, vermelhidão no local da injeção) e sistêmico (febre, fadiga, dor de cabeça, calafrios, mialgia, artralgia). Atentar-se que outras reações, como linfadenopatia axilar localizada no mesmo lado do braço vacinado, foi observada após administração de vacinas de Covid-19. 

 

Fonte: Portal Santarém e Blog Sem Polêmica 

 

 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil