Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 22:52
23/04/2021 as 17:35 | Por Redação |
UPA 24h: Pacientes com a Covid-19 ganham “Prontuário Afetivo”
“Com o prontuário que fizeram para mim e pelo carinho que a equipe tem pela gente, eu me senti muito feliz e agradecida”, disse a paciente Gelza Sousa
Fotografo: Reprodução
Gelza Sousa é natural de Alenquer, cheia de fé e devota de Santo Antônio, padroeiro da cidade onde mora

A ideia começou a ser implantada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas há uma semana e tem auxiliado pacientes, familiares e profissionais de saúde no enfrentamento à doença. As informações são coladas em um papel e afixadas na parede próximo aos leitos. Gelza Sousa, é natural de Alenquer, cheia de fé, coragem e devota de Santo Antônio padroeiro da cidade onde mora. O “Prontuário afetivo” dessa paciente traz informações pessoais que apresenta a todos da equipe os gostos e traços da personalidade, visando melhorar, cada vez mais, os vínculos afetivos dos profissionais com os hospitalizados. 

A psicóloga da Unidade, Ariane Macedo, responsável pela ação, destaca como o projeto tem atingido não apenas os pacientes, mas também os colaboradores, aumentando a interação e o contato entre ambos. “A intenção é gerar afeto, carinho, atenção e a proximidade entre pacientes e a equipe multiprofissional. Além disso, gerar um ambiente de personalização do atendimento, o qual aumenta o acolhimento, o carinho e o amor”, explicou ela. 

De acordo com a psicóloga, os prontuários são construídos a partir do diálogo com os pacientes e familiares. Onde são descritos os gostos, desejos e as peculiaridades dos internados. 

No prontuário de Gelza ela pediu para colocar a frase “Deus é todo poderoso”. Segundo ela, isso representa a luta que está travando contra a Covid-19. “Eu tenho certeza que eu vou sair dessa, vou voltar para o lado da minha mãe, para os meus filhos, para os meus irmãos e amigos. Eu vou voltar com muito mais forças e muito mais fé. Eu vou superar tudo isso”, disse emocionada. 

Gelza, que é mãe de seis filhos, tem um netinho esperando o retorno dela para casa. Ela veio para Santarém em busca de atendimento na UPA devido ao agravo da doença, chegou com a saturação abaixo de 70%, e desconforto respiratório. Iniciou o tratamento para a doença e tem sido acompanhada pela equipe médica, de fisioterapeutas, enfermagem e psicossocial. Neste momento, aguarda transferência para um Hospital de alta complexidade. 

Fonte: Portal Santarém e Natashia Santana/HMS e UPA 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil