Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 05:42
13/04/2021 as 13:55 | Por Redação |
UPA 24h está atuando com quadro maior na equipe multiprofissional
Em cumprimento a liminar expedida após a ação do MPPA, a Unidade agora tem infectologista, mais enfermeiros e técnicos; e o dobro de fisioterapeutas
Fotografo: Reprodução
Houve na última semana a contratação de dez técnicos de enfermagem e nove enfermeiros

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas de Santarém, referência no atendimento porta aberta e exclusivamente para pacientes com a COVID-19, está atuando com todo corpo multiprofissional necessário para a quantidade de atendimentos gerais e o fluxo de pacientes internados. Houve na última semana a contratação de 19 profissionais da enfermagem, sendo dez técnicos de enfermagem e nove enfermeiros, completando o número total solicitado na liminar expedida no dia 6 de abril. Estes estão passando pelos devidos treinamentos, divididos em grupos para evitar aglomerações. Além disso, a Unidade recebeu na última sexta, 9 de abril, cinco respiradores, entregues pela prefeitura municipal de Santarém após uma doação do Ministério da Saúde.  

O médico infectologista também já está atuando na UPA, ele realiza visitas e monitoramento aos pacientes internados. Houve ainda contratação de um clínico geral, pra atuar de forma horizontal. A área de fisioterapia recebeu reforço, aumentou de dois para quatro fisioterapeutas por plantão. No setor da farmácia, há rotinas rígidas para o controle de estoque, com levantamentos diários de medicamentos e insumos prevenindo o desabastecimento, atualmente o setor encontra-se abastecido.  

A equipe do Psicossocial, formada por uma psicóloga e três assistentes sociais, está completa. O serviço passou a ser ofertado todos os dias da semana e os trabalhos de humanização foram fortalecidos. O setor aposta em projetos para tornar o ambiente ainda mais humanizado, respeitando os direitos de pacientes e familiares e incentivando o trabalho dos demais colaboradores.  

“Entre as atividades, está o acompanhamento do protocolo de acompanhantes, que já está permitindo acompanhantes profissionais da saúde, para pessoas com necessidades especiais. Nós já vamos começar a permitir acompanhantes para os outros dois grupos – idosos maiores de 60 anos e menores de 18 anos”, explicou a psicóloga Ariane. 

Na Unidade há um quadro afixado na recepção de identificação do plantão médico e dos fisioterapeutas, onde se mantém atualizado. Foi acrescentado também mais um quadro de transparência interna da escala de plantão da equipe de enfermagem. 

O coordenador de enfermagem, Rodolfo Sousa, destaca que a UPA tem ficado à disposição para aplicação de melhorias. Ele enfatiza que as ações recentes realizadas na Unidade somam com que já vem sendo feito para a prestação do serviço de saúde eficiente e humanizado. “Nós recebemos essas solicitações de forma positiva, compreendendo que já está proporcionando melhorias nos atendimentos”, finalizou ele. 

Fonte: Portal Santarém e Natashia Santana/HMS e UPA 

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil