Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Quarta-Feira, 02 de Dezembro de 2020 - 12:59
22/10/2020 as 07:59 | Por Redação | 274
UNAMA realizou webnário sobre o surdo na cultura santarena
Webnário teve como tema "O Olhar do sujeito surdo acerca da cultura santarena"
Fotografo: Reprodução
Evento fez uma reflexão sobre o protagonismo do surdo na cultura da cidade de Santarém

Na última sexta-feira (16), a UNAMA – Centro Universitário da Amazônia realizou um webnário com o tema "O Olhar do sujeito surdo acerca da cultura santarena". A atividade foi realizada de forma on-line e contou com a participação pedagoga Delianne Luma e do professor Andresson Charles; e a mediação professora Gilma Rocha. Além das interpretes e docentes da UNAMA, Cleiciane Reis e Mayara Oliveira.  
O evento teve como objetivo refletir sobre o protagonismo do surdo em Santarém, no Oeste do Pará. Atualmente, essas pessoas desfrutam de um lugar mais visível na sociedade, devido a militância dos movimentos em prol da valorização da cultura surda. Deste modo, a cultura surda tem se expandido.  
De acordo com a coordenadora do curso de pedagogia da UNAMA, Eysimar Vieira, fazer reflexões e registrar as histórias que traduzam a modalidade gestual-visual que os surdos utilizam para apresentar suas histórias vividas foi o principal foco do webnário. “São inúmeros motivos que fazem com que as histórias contadas em língua de sinais pelos surdos não sejam registradas. Ao colocar as expressões faciais e corporais e a narração de personagens, os surdos tornam-se protagonistas e se apropriam de sua identidade”, ressaltou.
A coordenadora também destacou que, através dos olhos, o surdo entende toda essa transformação e comportamento, tornando único e com uma ampla diversidade os costumes e língua. Conceitos estes que são de fundamental importância para o conhecimento acadêmico e da sociedade em geral.  
Fonte: Portal Santarém e Lana Mota




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil