Fotografo: Reprodução
...
Evento tem a participação de especialistas de renome

Nos dias 25 e 26 de junho, a UNAMA – Centro Universitário da Amazônia, por meio do curso de Direito, está realizando o “I Ciclo de diálogos acadêmicos Teams”, que tem o foco de discutir temas bastantes relevantes no contexto social atual no Brasil. O evento tem início às 19h, pela plataforma digital Teams.

O primeiro diálogo foi sobre a “Ética nas Eleições”, tendo como palestrante o promotor de Justiça Túlio Novaes e, como mediador, o docente da UNAMA Cristiano Motta. Já no segundo momento, o tema vai ser “O Direito de Respirar num Mundo Antirracista”, com a promotora de Justiça Lilian Braga; o professor Marcelino Conti, da Universidade Federal Fluminense do Rio de Janeiro; e, como mediadora, a docente de Direito Constitucional da UNAMA, Mara Roberta.

De acordo com a coordenadora do curso de Direito da UNAMA, Paula Moraes, a ideia de montar essa programação surgiu com o corpo docente e os alunos do terceiro semestre. Juntos, eles prepararam o ciclo digital para que pudesse ser discutido temas atuais, apesar desse período de pandemia.

 “A ideia é afinada à atividade de extensão e à Responsabilidade Social da nossa Instituição. Quando os alunos e os professores trouxeram o projeto, abraçamos plenamente e estamos somando esforços para que esse I Ciclo se realize, tendo a certeza que será um sucesso”, frisou Paula.

A atividade é resultado de um Projeto de Responsabilidade Social elaborado em sala de aula remota e colocado em prática pelos acadêmicos da disciplina de Direito Constitucional.

O tema “Ética nas Eleições” foi destaque nas aulas remotas e ganhou visibilidade, pois garante reflexão sobre condutas durante o exercício consciente do direito ao voto, bem como resultará na escolha de gestores púbicos mais comprometidos com o bom trato do dinheiro público. Já o tema do racismo, foi escolhido mesmo antes de George Floyd, o segurança negro, morrer nos E.U.A, pedindo ajuda, imobilizado com o joelho de um policial branco em seu pescoço. Sua morte originou diversas paralisações e manifestações em todo o mundo.

As inscrições estão sendo realizadas pelo endereço eletrônico: direito@unama.br.

Fonte: Portal Santarém e Lana Mota