Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Segunda-Feira, 27 de Setembro de 2021 - 22:59
23/07/2021 as 15:14 | Por Redação | 557
UNAMA assume a presidência do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará
Reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, passa a ocupar o cargo de presidência da FIESPA, que era exercido por Marcel Botelho, reitor da UFRA
Fotografo: Reprodução
A decisão ocorreu na última quarta-feira (21) em reunião entre reitores e dirigentes

A UNAMA - Universidade da Amazônia foi eleita como presidente do Fórum de Instituições de Educação Superior e Pesquisa do Pará (FIESPA). A decisão ocorreu na última quarta-feira (21), durante reunião que realizada no formato híbrido. Além da participação de reitores e dirigentes de 11 universidades e outras instituições paraenses que integram o Fórum, estiveram presentes o secretário da SECTET- Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, Carlos Maneschy, e o diretor presidente da Biotec-Amazônia, José Seixas Lourenço.   

A reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo, passa a ocupar o cargo de presidência da FIESPA, que anteriormente era exercido por Marcel Botelho, reitor da Universidade Federal Rural da Amazônia. Na ocasião, também houve a escolha para o novo vice-presidente, que, por unanimidade, Cláudio Alex, reitor do Instituto Federal do Pará, ocupará a função.    

Segundo Betânia Fidalgo, o cargo representa um grande passo para a UNAMA enquanto instituição de ensino desenvolvedora de pesquisa e extensão. “Ficamos muito honrados em ocupar este cargo que representa a viabilização de desenvolvimento de atividades que são de interesse comum das instituições, que é a execução de projetos, estudos e pesquisas no Pará. Agradeço ao professor Marcel pelo trabalho e empenho durante a presidência e por tudo o que foi feito pelo Fórum nesse período como presidente. Também destaco a importância de representar as mulheres do nosso estado como gestora, nesse papel que não é fácil, mas é possível”, afirmou a reitora.    

A reunião também pontuou sobre os avanços na carteira de projetos em Bioeconomia pelo Centro de Desenvolvimento Regional/ Pará – Região Metropolitana de Belém (CDR/Pará-RMB). Em seguida,  o secretário Carlos Maneschy comentou algumas ações desenvolvidas pela SECTET. A busca por soluções conjuntas para o desenvolvimento da ciência, da tecnologia e da inovação na região é um dos principais objetivos do Fórum e o maior desafio da nova gestão.    

Entre as instituições públicas e privadas que compõem o grupo estão: Universidade Federal do Pará, Universidade Federal Rural da Amazônia, Instituto Federal do Pará, Cesupa- Centro Universitário do Pará, UNAMA-Universidade da Amazônia, Universidade Estadual do Pará, Embrapa, Museu Paraense Emílio Goeldi, Instituto Evandro Chagas, Universidade Federal do Oeste do Pará e Unifesspa 

Fonte: Portal Santarém Lana Mota 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil