Fotografo: Reprodução
...
De acordo com a Prefeitura, 20 mil pessoas participaram do último dia de carnaval na Praça de Eventos

Uma multidão de pessoas compareceu, na noite de terça-feira, 25, à Avenida Anysio Chaves, no bairro Aeroporto Velho, em Santarém, oeste do Pará, para prestigiar o último dia de carnaval.

Embalados ao som de bandas locais, os foliões agitaram a noite, da segunda região metropolitana do Estado do Pará.

De acordo com a Prefeitura Municipal,  os quatro dias do 'Santarém Folia' atraíram mais de 70 mil pessoas, na zona urbana da cidade e, em Alter do Chão.

Segundo a Prefeitura, o tradicional carnaval do 'mela-mela' e o 'cara limpa' atraiu 15 mil pessoas no domingo, 23, e cerca de 10 mil, na segunda-feira, 24, em Alter do Chão.

Na Praça Sete de Setembro os blocos desfilaram entre os foliões de 'cara limpa'. Já na Praça do Sairé, a diversão foi com o 'mela-mela'.

Durante a programação nos dois locais, houve desfile de blocos, seguido de shows de bandas que animaram quem estava presente.

No corredor da folia, na Avenida Anysio Chaves, de acordo com a Prefeitura, participaram da festa de momo, 25 mil pessoas, no sábado, 22, e cerca de 20 mil, na terça-feira, 25.

As fantasias foram as mais diversas no corredor da folia. Havia personagens de filmes e séries, diabinhas, piratas e até Branca de Neve. A música ficou por conta de bandas locais.

Além da folia na Praça de Eventos e Alter do Chão, alguns bairros improvisaram o tradicional bloco de carnaval, puxado por um caminhão de som.

Entre eles, o bloco de nome “Porco Elétrico”, no bairro Aeroporto Velho, foi o primeiro a desfilar na avenida.

O bloco, segundo a coordenação, é uma iniciativa coletiva dos moradores da área, que unidos realizam o arrastão. Os cuidados vão desde o isolamento da área do percurso, onde é proibida a permanência e trânsito de veículos, até a atenção para o trio elétrico não tocar nos fios de energia.

Para o secretário municipal de Cultura, Luís Pixica, o 'Santarém Folia 2020' encerrou com sucesso e muita aceitação da população. “O primeiro dia foi de sucesso aqui na Praça de Eventos, no sábado. Depois, tivemos dois dias de sucesso de público e muita diversão com o cara limpa e o mela-mela em Alter do Chão. Ontem, encerramos o Santarém Folia 2020 novamente na Praça de Eventos com essa multidão. A Prefeitura de Santarém cumpriu seu dever de levar diversão com paz e segurança aos santarenos”, disse Luís Pixica.

O prefeito Nélio Aguiar afirmou que o sucesso da festa foi mérito da população santarena. Ele explicou que a quadra carnavalesca deste ano valorizou os blocos de bairros e os artistas regionais.

“Foi um Santarém Folia para a família santarena. As manifestações carnavalescas dos bairros, os famosos blocos, foram valorizadas e apoiadas pela Prefeitura. Tivemos segurança particular cujo trabalho em conjunto com a Polícia Militar garantiu a segurança dos brincantes. Foi um sucesso de público e de diversão”, afirmou Nélio Aguiar. “Em Alter do Chão, o sucesso foi o mesmo e nossa vitrine fez a festa para milhares de turistas. Ganha o turista e ganha a economia local”, comemorou o gestor.

Por: Manoel Cardoso

Fonte: Portal Santarém