Fundador jornalista Jerffeson de Miranda em 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925
Santarém(PA), Quinta-Feira, 28 de Outubro de 2021 - 10:21
31/10/2019 as 10:46 | Por Da Redação |
Ufopa completará 10 anos de implantação em Santarém
Programação começa nesta sexta-feira (01/10), com uma campanha de doação de sangue
Fotografo: Reprodução
Instituição foi fundada no dia 05 de novembro de 2009 e serve toda região Oeste

Em 5 de novembro de 2019 a Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) completa 10 anos de criação. Ao longo de todo o ano, diversas atividades foram realizadas na Universidade a partir da campanha “Ufopa 10 anos: A conexão com os saberes no coração da Amazônia”.  O auge das comemorações será com uma programação especial a ser realizada na semana de aniversário.

A programação da semana de aniversário começa nesta sexta-feira, dia 1º de novembro, com uma campanha de doação de sangue, em Santarém, em parceria com o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), e também com o início do “Viva Campi”, conjunto das atividades comemorativas específicas nos municípios onde se situam os campi fora da sede da Ufopa (Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná).

Em Santarém estão programadas sessões de filmes para estudantes de escolas municipais e estaduais, exposição dos 10 anos, ação de saúde para servidores, exposições de trabalhos acadêmicos em praças públicas, limpeza da praia da Ufopa, IV Festival de Música da Ufopa, entre outras atividades.

Desde janeiro de 2019 a comunidade acadêmica celebra a primeira década da Ufopa.  A cada mês, temáticas específicas nortearam uma série de ações realizadas.

Em janeiro, por exemplo, com o tema A Conexão com a nossa existência, houve o lançamento da campanha de aniversário e a mobilização da comunidade acadêmica para a programação a ser realizada durante o ano, com o foco na celebração dos 10 anos.

No mês de fevereiro, A Conexão com o amanhã norteou as discussões do I Workshop Integrado de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufopa e embalou as celebrações do Carnaval 2019, principalmente em Óbidos, com o Carnapauxis.

A conexão com a inovação foi o tema de março, mês no qual houve o lançamento do Programa de Empreendedorismo e a aula magna para os ingressantes na Ufopa em 2019.

A partir dA conexão com a diversidade, no mês de abril, foram realizadas as etapas do Seminário dos Processos Seletivos Especiais de 2020 e 2021, além de palestras e discussões sobre a diversidade em atividades acadêmicas, tanto em Santarém quanto em alguns campi.

Em maio, dando ênfase ao tema A conexão com o equilíbrio social, a Ufopa realizou a inauguração do Bloco Modular Tapajós (BMT) e um ciclo de palestras sobre comportamento social.

A conexão com a sustentabilidade, em junho, motivou, entre outras ações, a semana do meio ambiente na Ufopa e o lançamento do projeto “Recicla Ufopa”.

No mês de julho, a campanha destacou A conexão com a Amazônia. Houve edição do projeto Café com Pupunha sobre “O fazer institucional além dos muros: projetos, ações e intervenções comunitárias” e a I Pedalada da Ufopa, de Santarém a Alter do Chão.

Em agosto foi A conexão com a cultura. Houve o III Sarau Literário Cultural: Identidade folclórica Obidense (Campus Óbidos), Café com Pupunha com o tema “A Ufopa em conectividade com a cultura” e o I Festival Cultural no Campus Monte Alegre.

O mês de setembro, com A conexão com a comunidade, foi marcado pela realização da VIII Jornada Acadêmica da Ufopa e do II Seminário de Educação no/do campo.

Neste mês de outubro, A conexão com a educação pública e gratuita está em sintonia com o mês do servidor público e terá a realização  do V Congresso de Zootecnia na Amazônia, do qual a Ufopa é anfitriã, por meio do Instituto de Biodiversidade e Florestas (IBEF).

Novembro, mês do aniversário da Universidade, vai enfatizar o tema principal da campanha “Ufopa 10 anos: A conexão com os saberes no coração da Amazônia”. Confira os detalhes da programação especial na semana do aniversário:

“VIVA CAMPI” MARCA COMEMORAÇÃO DOS 10 ANOS DA UFOPA

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) completa em novembro deste ano 10 anos de existência, e para comemorar a data haverá uma programação especial de aniversário, denominada “Viva Campi”, a ser realizada nos municípios onde se situam os campi fora da sede: Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná.

A comemoração dos dez anos da Ufopa começa nesta sexta-feira, 1º de novembro, nos campi de Juruti, Óbidos e Oriximiná. Em Juruti a programação terá início às 8h30, com mesa de abertura, parabéns e coquetel. Às 10 horas, haverá a palestra “Ufopa, 10 anos: história, realizações e futuro”, e, às 11 horas, relatos de alunos e colaboradores egressos de projetos da Ufopa. À tarde, a partir das 14 horas, serão realizadas atividades culturais, como show de talentos, gincana e aulão de dança. O Campus Juruti está localizado na Rua Vereador José de Sousa Andrade, no bairro São Marcos.

Em Oriximiná o aniversário da Ufopa começa às 17 horas, com apresentação cultural dos indígenas da etnia Wai-wai (dança do tracajá) e do Coletivo de Estudantes Quilombolas no campus, localizado na Rodovia PA 439, n° 257. Também haverá exibição do vídeo institucional em comemoração aos 10 anos da Ufopa, corte do bolo de aniversário e entrega de título de honra ao mérito aos melhores estudantes de cada curso. Em Óbidos haverá, pela manhã, a partir das 8h30, culto ecumênico, palestra e apresentação cultural e literária no campus, situado na Av. Prefeito Nelson Souza, bairro Perpétuo Socorro.

Em Alenquer, o destaque será a realização, nos dias 4 e 5 de novembro, do I Seminário de Pesquisas e Extensão (I SEPEX-Cale). A abertura ocorrerá no dia 4, com uma mesa-redonda com o tema “Administração: configuração atual e perspectivas futuras". No dia 5, haverá apresentação de trabalhos acadêmicos, palestras e minicursos. O campus fica situado na Rua Dr. Pedro Vicente, nº 270, bairro Luanda.

Em Itaituba a programação de aniversário também será realizada nos dias 4 e 5 de novembro, com palestras, oficinas e torneios de futsal e voleibol. No dia 4, a cerimônia de abertura ocorrerá a partir das 8h30, no auditório do campus, situado na Rua Terceira, bairro Liberdade. Em seguida, haverá palestras sobre as formas de acesso à universidade e sobre o perfil do profissional de Engenharia Civil, além da exposição de ações de pesquisa e de extensão realizadas pelos discentes. À tarde, das 14h às 18h, serão realizados torneiros de futsal e voleibol no Ginásio Poliesportivo de Itaituba. Confira a programação completa aqui.

Em Monte Alegre, a programação ocorrerá na terça-feira, 5 de novembro, a partir das 8h30, com apresentações culturais, histórico da Ufopa e do Campus Universitário, exposição de trabalhos acadêmicos de alunos bolsistas e corte do bolo. À tarde, a partir das 14h30, serão realizados torneios de tênis de mesa, xadrez, dama e dominó, com entrega de medalhas e troféus aos vencedores. O Campus Monte Alegre está localizado na Travessa Major Francisco Mariano, bairro Cidade Alta.

UFOPA 10 ANOS: II AÇÃO DE LIMPEZA NA PRAIA DA

A Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), por meio da Coordenação de Gestão Ambiental da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra), realizará no dia 9 de novembro a II Ação de Limpeza da Área de Preservação Permanente – Praia da Ufopa na Unidade Tapajós (antiga praia da Sudam), no Campus Santarém.

A atividade – que ocorrerá no âmbito das comemorações dos 10 anos de criação da Universidade – visa a proporcionar à comunidade acadêmica e aos demais visitantes um momento de reflexão e conscientização da necessidade de mantermos limpas as nossas praias, a ação acontecerá de forma educativa, com a realização de palestras, recolhimento de resíduos sólidos da praia, torneios de voleibol, canoagem, tênis de mesa, jogos de tabuleiro e música ao vivo.

Haverá entrega de certificados com carga horária aos participantes que atuarem na atividade de recolhimento de resíduos sólidos da praia, a ser disponibilizado no site da Ufopa: http://www.ufopa.edu.br/certificados.

Para participar das competições e concorrer aos prêmios, todos deverão realizar inscrição online e participar da atividade de limpeza da praia. A inscrição terá início no dia 29/10/2019, com data limite de 05/11/2019, através da página https://forms.gle/aV6aMYqKfAdspfwL8.

A concentração será na área da antiga Serraria na Unidade Tapajós e terá início às 8h, com café da manhã gratuito aos participantes. O encerramento será às 13h30min, com entrega de premiações aos vencedores das competições. Com informações da Ascom/Ufopa.

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil