Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024 - 21:27
01/10/2019 as 18:44 | Por Da Redação |
Ufopa adere à greve nacional e paralisará atividades nos dias 02 e 03 de outubro
Assembléia tripartite da Ufopa (27/09) decidiu pela adesão à Paralisação de 48 horas
Fotografo: G1
Categorias reunidas conclamam a comunidade acadêmica da Ufopa a juntar-se à luta

O Sindicato dos Professores da Universidade Federal do Oeste do Pará – Sindufopa/Seção Sindical do Andes–SN, o Diretório Central dos Estudantes e o Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino Superior no Estado do Pará, em reunião realizada no dia 27 de setembro deste ano, decidiram aderir à paralisação da Ufopa de 48 horas nos dias 02 e 03 de outubro de 2019.

Seguindo a deliberação tirada na última assembleia tripartite da Ufopa (27/09), que decidiu pela adesão à Paralisação Nacional de 48h, e levando em conta que o Governo Federal tem colocado em prática um projeto de desmantelamento das funções sociais do Estado brasileiro, pois, tem como meta a construção de um Estado liberal. As três categorias reunidas conclamam a comunidade acadêmica da Ufopa a juntar-se à luta.

O Governo Federal busca enfraquecer a legislação trabalhista, desvirtuar a previdência pública e diminuir os investimentos em saúde e educação. Até o momento a educação superior pública tem sido um dos principais alvos dos seus ataques. Primeiro, contingenciando por meses e sem nenhum critério os recursos de custeio e de bolsas da CAPES e CNPQ. Em um segundo momento tenta implantar um projeto denominado “Future-se”, que demonstra ser uma via para retirar autonomia de gestão e desobrigar os repasses obrigatórios às universidades, pois a proposta é subordinar as funções da universidade pública aos interesses particulares de grandes grupos empresariais nacionais e internacionais. Muitas universidades brasileiras já se contrapuseram ao projeto que até agora não obteve apoio formal de nenhuma instituição pública.

Diante de tantos ataques, membros da comunidade acadêmica, com forte apoio da sociedade, protagonizaram grandes manifestações contra o governo Jair Bolsonaro. Mesmo assim os ataques continuam e por isso é necessário reagir novamente. É momento de dizer não a todos os cortes de verbas para a educação, dizer não ao projeto de destruição da educação superior pública expresso no “FUTURE-SE” e dizer SIM para a defesa intransigente da educação e da ciência públicas, gratuitas, laicas, de qualidade e socialmente referenciadas.

Por isso convocamos todo(a)s a aderirem às atividades dos dias 02 e 03 de outubro, na grande greve nacional da educação, com a realização de atividades internas na UFOPA. A programação conta com uma agenda de atividades organizada pelas três categorias. As 48h de paralisação estão divididas em atos de rua no dia 02 e no dia 03 ocupação das universidades.

Vamos juntos defender a UFOPA, as IFES, a educação e a ciência e tecnologia públicas!

Fonte: Portal Santarém

 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil