Fundador jornalista Jerffeson de Miranda
Aos 10 de janeiro de 2018

Cidadão Repórter

(93)91472925

Santarém(PA), Sábado, 20 de Abril de 2024 - 02:06
21/04/2021 as 09:15 | Por Redação |
Ufopa abre inscrições para o Projeto Iurupari - Grupo de Teatro
As inscrições para o projeto serão realizadas, do dia 19 de abril até o dia 02 de maio, por meio online
Fotografo: Reprodução
Serão ofertadas 20 vagas para interessados a partir dos 15 anos de idade

A Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa, por meio da Pró-Reitoria da Cultura, Comunidade e Extensão – Procce e do Instituto de Ciências da Educação – Iced, comunica, aos interessados pela arte teatral, acima de 15 anos, e que queiram desenvolver atividades cênicas no ano de 2021, que estão abertas as inscrições para o Projeto Iurupari – Grupo de Teatro, no período de 19 de abril a 02 de maio, com início das atividades em 08 de maio. 

SOBRE A PROPOSTA 

As inscrições para o projeto serão realizadas, do dia 19 de abril até o dia 02 de maio, por meio online, com o preenchimento de Formulário Digital no Google Formulários, disponível em link no blog: http://iurupari.blogspot.com.br/ e o devendo o interessado anexar obrigatoriamente uma CARTA DE INTENÇÃO – respondendo a seguinte pergunta: PORQUE FAZER TEATRO NO PROJETO IURUPARI – GRUPO DE TEATRO DA UFOPA? A carta deverá conter, no mínimo 30 linhas de texto, redigido em software editor de texto (exemplo: Microsoft Word ou Libere Office), em fonte “Times New Roman” tamanho “12”, com cabeçalho contendo o título “Carta de Intenção”, “nome do (a) interessado (a)”, “idade”, a “pergunta determinada” e a “redação”. A carta, devidamente escrita e seguindo as recomendações, deverá ser salva em PDF e anexada ao formulário de inscrição online. 

Havendo excedente do limite estipulado de 20 vagas, será realizada pela equipe de execução do Projeto, uma prévia seleção das inscrições realizadas, mantendo o limite estipulado de participantes. As inscrições deferidas e indeferidas, se houver, serão encaminhadas para os e-mails dos inscritos no dia 06 de maio, contendo informações acerca do primeiro encontro a ser realizado – no dia 08 de maio, se presencial ou virtual, além fazer um panorama ao proposto projeto aos inscritos. 

As inscrições e participação de menores de 18 anos serão posteriormente validadas pelo preenchimento de “ficha/termo de autorização”, preparada pela equipe do projeto, que deverá ser assinada por pais e/ou responsáveis do participante. 

As atividades semipresenciais do projeto serão desenvolvidas no Auditório Wilson Fonseca, da Unidade Rondon da Ufopa do campus de Santarém, e via Plataforma Virtual do Google Meet, com horários diferenciados para os momentos de encontros, atribuídos da seguinte forma: 

•          Aos sábados, das 14h às 19h – quando presenciais no Auditório Wilson Fonseca; 

•          Aos sábados, das 16h às 19h – quando virtuais pelo Google Meet. 

As atividades iniciais visam desenvolver as habilidades do teatro entre os participantes, estimulando-os para que cada qual explore sua potencialidade, e posteriormente coloque-a em prática com o grupo, identificando sua capacidade corporal, vocal e interpretativa direcionadas ao teatro. Na possibilidade de realização de encontros presenciais, em que os integrantes poderão comparecer no local estabelecido para os encontros, seguiremos as orientações estabelecidas pelo “Grupo de Trabalho Técnico-Científico de Enfrentamento do Coronavírus (COVID – 19)”, utilizando as normas do “Plano de Biossegurança da Universidade Federal do Oeste do Pará”. 

Os encontros virtuais, mormente realizados pelo Google Meet, pautarão o desenvolvimento de estudos, a partir de leituras dirigidas, de teóricos, dramaturgos, teatrólogos, dentre outros autores, acerca da formação de atores e atrizes e da produção artística cênica, criando um ambiente de debate, discussão e reflexão do exercício teatral, de seu envolvimento com a sociedade e desenvolvimento de produtos ao público em geral. 

O PROJETO 

Desenvolvido desde 2015 na Ufopa, o Projeto Iurupari – Grupo de Teatro objetiva formar um grupo de pessoas, dispostas ao fazer cênico, para que elas possam exercer a atividade teatral entre si, e posteriormente se empenharem para apresentações variadas, a fim de se efetivar um projeto de cultura e extensão com atividades artísticas no âmbito acadêmico, mas que também se concretiza com resultados direcionados para a comunidade em geral. 

A coordenação da proposta é dos professores Leandro Pansonato Cazula e Maria Salomé Lopes Fredrich, e de estudantes da universidade que colaboram com o projeto, Amaury Gonçalves, Eduardo Sousa, Jéssica Miranda e Karina Vasconcelos, que estarão de apoio no desenvolvimento do Núcleo Formativo Semipresencial. O Projeto ainda tem o apoio de demais professores e acadêmicos da Ufopa de Santarém, e o incentivo e auxílio de fazedores teatrais da comunidade santarena. 

AS INSCRIÇÕES 

As inscrições para o projeto podem ser realizadas, até o dia 05 de maio, apenas online com o preenchimento de Formulário Digital, disponível em link no blog: http://iurupari.blogspot.com.br/ 

As inscrições de menores de 18 anos devem ser, posteriormente, autorizadas pelos pais e/ou responsável. 

Serão oferecidas 20 (vinte) vagas para o núcleo formativo e não há pagamento de taxa. 

SERVIÇO: 

PROJETO IURUPARI – GRUPO DE TEATRO 

Projeto com carga horária de 180 horas 

Período de realização: 08/05/2021 á 18/12/2021 

Local: Online via Google Meet e pessoalmente no Auditório Wilson Fonseca – Unidade Rondon da Ufopa – Santarém 

20 Vagas Oferecidas para cada o Núcleo Formativo 

Aos sábados, das 14h às 19h – quando presenciais no Auditório Wilson Fonseca; 

Aos sábados, das 16h às 19h – quando virtuais pelo Google Meet 

(As inscrições de menores de 18 anos devem ser, posteriormente, autorizadas pelos pais e/ou responsável) 

Coordenador: Leandro Pansonato Cazula – Iced/Ufopa 

Vice-Coordenadora: Maria Salomé Lopes Fredrich – Iced/Ufopa 

Colaborador: Amaury Caldeira de Lima Gonçalves – Ibef/Ufopa 

Colaborador: Eduardo Sousa Rodrigues – Ibef/Ufopa 

Colaboradora: Jéssica de Miranda Matos – ICS/Ufopa 

Colaboradora: Karina Vasconcelos Rabelo – Iced/Ufopa 

  

INSCRIÇÕES DE 19/04/2021 Á 02/05/2021: 

Santarém/PA, 16 de abril de 2021 

Informações: 99130-6555/93-99108-2113; http://iurupari.blogspot.com.br/iurupari@gmail.com 

  

LINK PARA O ACESSO DIRETO AOS FORMULÁRIOS DE INSCRIÇÃO ON-LINE: 

Fonte: Portal Santaréme  Ascom/UFOPA 

 




Notícias Relacionadas





Entrar na Rede SBC Brasil